Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 08:56

    Imprimir


O Parlamento do Iraque aprovou nesta quinta-feira o governo indicado pelo primeiro-ministro Ibrahim Jaafari.

Foram necessários quase três meses de negociações para a formação do novo gabinete, e o gabinete tem sete cargos que vão permanecer em aberto – incluindo os Ministérios da Defesa e do Petróleo.

Jaafari disse que estes postos serão preenchidos em breve.

Apenas cinco dos 185 parlamentares presentes à sessão não votaram a favor do gabinete. Outros 90 faltaram à votação.

Enquanto isso, o Ministério do Interior iraquiano anunciou que dois altos funcionários seus foram mortos em ataques separados em Bagdá.

Complicador

Segundo o correspondente da BBC em Bagdá Jim Muir, as vagas em aberto refletem as dificuldades que marcaram as negociações para formação do novo governo e adiaram a sua conclusão.

Alguns dos lugares que não foram preenchidos no gabinete estariam reservados à comunidade sunita.

O atraso na formação do novo governo – o Parlamento foi eleito em janeiro – se deveu em grande parte às tentativas para integrar a ele a minoria sunita do país.

Enquanto não forem escolhidos os titulares para os cargos, o próprio Jaafari vai acumular o cargo de ministro da Defesa, e o vice-primeiro-ministro Ahmed Chalabi, o de ministro do Petróleo.

Jaafari pertence à coalizão xiita que foi a mais votada nas eleições parlamentares de janeiro. Chalabi, que foi um aliado próximo dos Estados Unidos, mas mais tarde esteve em baixa, também é xiita.

Segundo a agência de notícias Reuters, nenhum membro do partido do primeiro-ministro interino, Iyad Allawi, foi escolhido para fazer parte do novo governo.

Violência

O Ministério do Interior iraquiano divulgou que o general Mohsen Abed Al-Sadah, um alto oficial do serviço de inteligência, foi assassinado a tiros do lado de fora de sua casa em Bagdá.

Em outro ataque, militantes mataram o coronel Alaa Khalil Ibrahim, um funcionário do setor de passaportes do ministério, quando ele estava se dirigindo para o trabalho.

Ao sul da capital iraquiana, quatro pessoas morreram e várias outras ficaram feridas quando um morteiro atingiu uma garagem na cidade de Musayyib.

Ao norte de Bagdá, quatro soldados iraquianos e três americanos sofreram ferimentos em um ataque realizado por um militante suicida que explodiu um carro-bomba em um posto de controle militar.

Pelo menos sete civis também ficaram feridos no ataque.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342983/visualizar/