Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 13:39

    Imprimir


O novo primeiro-ministro do Iraque, Ibrahim Jaafari, submeteu ao conselho presidencial a lista de ministros de seu governo, encerrando meses de impasse político em Bagdá.

A proposta de Jaafari, que deve incluir representantes de todos os principais grupos étnicos e religiosos do país, precisa do apoio da maioria dos deputados e deve ser submetida a votação no Parlamento nesta quinta-feira.

Horas antes do anúncio, nesta quarta-feira, uma deputada iraquiana foi morta a tiros na porta de sua casa em Bagdá, supostamente por insurgentes.

Jaafari anunciou numa entrevista coletiva que completou as negociações para a formação de seu gabinete, mas não revelou os nomes dos ministros.

Há indícios de que políticos sunitas, cuja comunidade boicotou as eleições de janeiro, receberão várias pastas. Há relatos de que dos 32 ou 33 nomes na lista do primeiro-ministro, sete serão mulheres.

Deputada

Ainda nesta quarta-feira, a deputada Lamiya Abed Khadawi, que faz parte da coalizão liderada pelo ex-primeiro-ministro interino Ayad Allawi, foi morta em sua casa, no primeiro assassinato de um membro do Parlamento desde as eleições de final de janeiro no Iraque.

A polícia afirma que os homens armados bateram à sua porta quando ela tinha acabado de voltar de uma sessão da Assembléia e a mataram a tiros quando ela abriu para ver quem era.

Na semana passada, Allawi escapou de uma tentativa de assassinato com um carro-bomba, que explodiu perto do carro em que viajava.

O ataque à deputada aconteceu um dia após o general Richard Meyers, um dos militares mais graduados dos Estados Unidos, ter dito que a capacidade ofensiva dos insurgentes é praticamente a mesma de um ano atrás.

Meyers afirmou que entre 50 e 60 ataques são realizados diariamente em todo o Iraque, o mesmo número registrado em 2004.

Um repórter da BBC no Pentágono diz que o otimismo que tomou conta do governo americano após as eleições no Iraque já desapareceu.

Os Estados Unidos pressionavam os novos líderes eleitos da Assembléia iraquiana a pôr fim a semanas de impasse político e acelerar o anúncio do novo governo.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343156/visualizar/