Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 26 de Abril de 2005 às 22:50

    Imprimir


O escritor paraguaio Augusto Roa Bastos morreu nesta terça-feira em Assunção aos 87 anos.

O médico Alejandro Maciel, médico pessoal do escritor, disse que Roa Bastos, Prêmio Cervantes de 1989, morreu às 14h20 (15h20 de Brasília) em um caso de "morte súbita" no sanatório Santa Clara de Assunção, onde estava internado desde a sexta-feira passada, quando sofreu uma queda em sua casa.

"Apresentou-se um episódio de bradicardia (redução dos batimentos cardíacos) e parada cardíaca imediata. Não houve resposta em nenhum momento às manobras de reanimação cardiopulmonar", acrescentou o médico.

Bastos é considerado um dos maiores escritores latino-americanos, ao lado de nomes como Guimarães Rosa, Jorge Luis Borges e Cortázar.

Doutor honoris causa por diversas universidade hispano-americanas, européias e norte-americanas, Roa Bastos tem a sua obra traduzida para 25 idiomas. Considerado um dos mestres literários do século, recebeu em 1989 o Prêmio Cervantes, o mais importante concedido a escritores de expressão hispânica. Por 20 anos ele parou de publicar livros e dedicou-se a textos menores. Recentemente, voltou ao mercado literário com Vigília do Almirante.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343251/visualizar/