Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 26 de Abril de 2005 às 10:54
Por: ROSI MEDEIROS

    Imprimir


A missão de cada pessoa realizar ações no seu dia-a-dia para promover a paz no mundo foi a mensagem passada pelo padre Orivaldo Egídio da Silva, na manhã desta terça-feira (26.04), durante o momento de reflexão do culto ecumênico, realizado no gabinete do governador Blairo Maggi, no Palácio Paiaguás.

“Acabar com a cultura da morte é anunciar e viver a cultura de paz. E todos nós devemos ser promotores da paz” afirmou o padre Orivaldo, da Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande. Durante a celebração, tradicionalmente realizada todas as terça-feiras no gabinete do governador, padre Orivaldo citou o Evangelho João, capítulo 14, versículo 27 a 31, que trás a mensagem de Cristo sobre a paz. “Eu penso que o mundo precisa falar mais sobre a paz. Podemos promover a paz no nosso cotidiano, na escola, no trabalho, em casa e mesmo no momento de diversão”, enfatizou o padre.

O secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luiz Fernando Corrêa, que está em Cuiabá para a 19ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e para solenidade de instalação física do gabinete, também participou da celebração. “Acho importante esses momentos de reflexão da fé. No nosso dia-a-dia, estamos absorvidos pela rotina pragmática, esquecemos de cuidar da alma”, disse. Para o secretário, essa preocupação do governador Blairo Maggi em iniciar a semana de trabalho com a realização do culto ecumênico mostra uma das faces do Governo. “Mostra que além de empreendedor, ele não descuida desse lado”, disse.

Além dos servidores públicos, participaram da celebração o secretário da Casa Civil, Joaquim Sucena e o secretário da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira.

CONVITE – Membros da organização da Festa do Senhor Divino também participaram do culto ecumênico. Depois da celebração, eles fizeram formalmente o convite ao governador Blairo Maggi para participar da abertura da Festa, que tradicionalmente começa com o “chá-cô-bolo” com a presença do governador. Neste ano, a abertura será no dia 3 de maio, na antiga residência dos Governadores, localizada atrás da Prefeitura de Cuiabá, onde atualmente está instalada a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento).

O convite foi aceito pelo governador. “O governador gentilmente está procurando reprogramar sua agenda, já que possuía compromissos acertados para esta data, para poder estar presente na abertura da Festa”, informou o capitão de Mastro da Festa, professor Aecim Tocantins.

A Festa do Senhor Divino, realizada em Cuiabá há mais de 200 anos, é um dos símbolos da fé do povo cuiabano. “Os festejos começam com o tradicional ‘chá-cô-bolo’ na casa do governador, depois a visita da Bandeira na Prefeitura de Cuiabá, em seguida passando pelas ruas do centro de Cuiabá”, informou a imperatriz da Festa deste ano, Maritza Prado de Barros, que veio acompanhada pelo professor Aecim Tocantis e pela senhora Janice Latorraca Ponce, esposa do imperador da Festa, Paulo César Figueiredo Ponce.

“O convite feito ao governador também se estende a primeira-dama do Estado, Terezinha Maggi, e aos secretários de Estado”, informou a imperatriz da Festa. A realização da Festa contará com o apoio da secretaria de Estado de Cultura.

Os festejos seguem até o dia 15 de maio, numa programação na qual diariamente a bandeira do Senhor Divino percorre as casas dos fiéis dos bairros que pertencem a Paróquia da Catedral Metropolitana. Para o professor Aecim Tocantins, 81 anos, uma das personalidades de destaque no cenário da política mato-grossense, tendo ocupado os cargos de conselheiro do Tribunal de Contas, secretário da Casa Civil e prefeito de Cuiabá, a tradição da Festa que se fortalece a cada ano é uma prova importante da preservação da cultura. “Um povo se mede pela sua cultura”, disse o professor.

Representante da velha cuiabania, o professor Aecim Tocantis define o novo momento que o Estado e a Capital vivem. “Antigamente o termo ‘cuiabania’ era para quem nasceu em Cuiabá. Hoje ‘cuiabania’ é um estado de espírito, que contagia e irmana os cuiabanos natos e aqueles que para cá vieram e adotaram Cuiabá como sua cidade também”, afirmou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343422/visualizar/