Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 24 de Abril de 2005 às 12:38
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Água Boa, MT - Para suprir o déficit de vagas no sistema prisional de Mato Grosso, duas novas modernas Unidades Penais de Segurança Máxima estão sendo construídas no Estado. Uma delas, já em fase de conclusão, com capacidade para abrigar 360 detentos, está instalada no Município de Água Boa (750 km a Nordeste de Cuiabá), no Médio Araguaia, e foi vistoriada neste sábado pelo governador Blairo Maggi e equipe de Governo.

A obra é construída em uma parceria com o Ministério da Justiça, por meio de um convênio firmado no valor de R$ 17 milhões, contemplando as duas unidades - o outro presídio está sendo construído no Município de Sinop (500 km ao Norte da Capital). O Estado tem uma participação de 10% do valor total das obras e o recurso da União vem do Fundo Penitenciário Nacional.

Formado por cinco raios de detenção, o presídio tem um projeto de investimentos para garantir segurança máxima, tanto que R$ 3 milhões do total dos recursos de cada obra foram investidos na instalação de celas erguidas em módulos de aço, que serão, depois, interligados a uma rede informatizada, que conduzirá a um banco de dados armazenados na Secretaria de Justiça e Segurança Púbica (Sejusp), em Cuiabá.

Construídas conforme o padrão de segurança e exigências da Organização das Nações Unidas (ONU), as celas têm capacidade para abrigar oito detentos e têm 16 metros quadrados. Há ainda outras seis celas para um preso em cada uma; dez celas de isolamento, sem janelas, e o raio 5 conta com 16 celas com janelas, cada uma para um detento.

O objetivo do Governo do Estado, ao construir o presídio na região, é trazer os detentos para cumprirem as penas mais perto de suas famílias, uma vez que boa parte da população carcerária do Médio e Baixo Araguaia cumpre a pena em presídios de Rondonópolis e Cuiabá. "Ficar muito distante de seus familiares contribui e compromete o processo de recuperação do preso", afirmou o governador Blairo Maggi.

A unidade prisional conta ainda com duas alas administrativas e um refeitório. Oito guaritas, sendo quatro em cada canto do prédio e outras quatro no meio, cercam a unidade, que tem ainda um muro de seis metros de altura. A previsão é de que, dentro de dois meses, as obras sejam concluídas.

Acompanharam a visita os secretários Terezinha Maggi (Emprego, Trabalho e Cidadania), Luiz Antônio Pagot (Estrutura), Marcos Machado (Saúde), Geraldo de Vitto (Administração), comandante-geral da Polícia Militar, coronel Leovaldo Sales, deputados Alencar Soares e Pedro Henry, senador Jonas Pinheiro e autoridades municipais.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário