Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 24 de Abril de 2005 às 11:36
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Água Boa, MT - Integrar todos os trabalhos da área da Segurança Púbica é a meta do Governo do Estado, com a implantação de várias unidades dos Centros Integrados de Segurança e Cidadania (Cisc) em diversos Municípios de Mato Grosso. Um deles está em fase de conclusão de obras no Município de Água Boa (750 km a Leste de Cuiabá) e vai reunir, em um mesmo prédio, Delegacia da Polícia Civil, Companhia da Polícia Militar, seções técnicas-periciais para atendimento de urgência, papiloscopia, expedição de documentos, além de outros órgãos públicos ou serviços de utilidade pública.

As obras do prédio do Cisc de Água Boa foram vistoriadas pelo governador Blairo Maggi neste sábado (23.04) e devem ser entregue até junho deste ano. Outras três unidades - uma em Rondonópolis e duas em Cuiabá (uma no Pomeri e outra no bairro Verdão) - também estão previstas para entrega até o final deste semestre.

De acordo com o gerente de Planejamento da Sejusp, delegado Marcos Veloso, ao construir os Cisc, o objetivo do Governo é, além de integrar o trabalho das Polícias, torná-las mais próximas da comunidade. Para isso, as unidades contam com auditórios onde podem ser realizadas palestras, cursos, destinados à sociedade. A unidade de Água Boa conta com um auditório com capacidade para 100 pessoas. "Estamos fazendo os centros conforme a necessidade e demanda de cada região, porém, sempre com a visão do trabalho integrado Polícia--comunidade", observou Veloso, que coordena a execução dos centros de segurança.

A implantação de centros integrados de serviços visa atender ao crescente aumento populacional. Na última década, o Estado de Mato Grosso teve o crescimento populacional estimado na ordem de 25% e, em conseqüência, surgiram novos Municípios e núcleos urbanos cada vez mais complexos.

Com o Cisc, o Governo dá, também, continuidade às ações de descentralização, uma vez que, a exemplo de Água Boa, a unidade contará com uma seccional da Polícia Civil que será transferida de Nova Xavantina para o Município. Em um mesmo local, o cidadão poderá encontrar a maioria dos serviços prestados pela Segurança Pública, de forma mais ágil e eficaz.

Outra meta assegurada com a implantação dos Cisc é atender à demanda de logística das Polícias, pois terão melhores e mais adequadas condições de desenvolvimento dos trabalhos. "Ainda não temos um contingente ideal para as Polícias no Estado, mas temos a convicção de que essa Polícia precisa de equipamentos, instrumentos de informação e bom local de trabalho", assegurou o governador Blairo Maggi.

Em Água Boa, o Cisc conta também com um pátio adequado para abrigar veículos apreendidos, um depósito-seguro para objetos apreendidos e duas celas, de 6 metros quadrados cada uma, conforme os padrões da Organização das Nações Unidas (ONU).

O prédio tem uma área total construída de 950 metros quadrados e nele estão sendo investidos, de recursos totalmente dos cofres estaduais, cerca de R$ 970 mil. O valor é o mesmo investido nas unidades de Rondonópolis e Cuiabá. Outras duas unidades estão previstas para terem início as construções ainda este ano - uma em Várzea Grande e outra em Pontes e Lacerda, na região Oeste do Estado.

Conforme o delegado Veloso, estão previstos, no total até 2006, serem construídos e entregues 11 centros integrados.

EXEMPLO - As ações que o Governo está desenvolvendo para assegurar e tornar os trabalhos da área de Segurança Pública chamam a atenção de Governos de outros Estados, dada a importância que a atual administração tem em proporcionar boas condições de trabalho aliadas a aparato tecnológico e operacional. Uma comissão de Goiás esteve, na última semana, em Mato Grosso conhecendo o trabalho das Polícias Civil e Militar e as inovações que estão sendo implantadas na área.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343770/visualizar/