Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 24 de Abril de 2005 às 10:42

    Imprimir


O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que traz o presidente deposto do Equador, Lucio Gutiérrez, fez uma rápida parada de abastecimento na base aérea de Rio Branco, por volta das 10h, e segue para Brasília.

Gutiérrez partiu às 7h55 do Aeroporto de Lacatagunga, 80km ao sul de Quito, para onde foi levado depois que deixou a embaixada do Brasil, onde estava asilado desde quarta-feira, quando foi destituído pelo Congresso, disse um canal de TV.

"O senhor Gutiérrez deixou a embaixada do Brasil em Quito porque o governo lhe entregou o salvo-conduto para que viajasse a esse país", precisou Mauricio Gándara ministro do Interior.

O ministro afirmou que, por questão de segurança, se manteve em absoluta reserva a entrega do salvo-conduto a Gutiérrez e explicou que "o ex-presidente saiu às 6h da embaixada brasileira", numa caminhonete da polícia vestido com trajes militares.

Um grupo de 20 policiais permanece na embaixada do Brasil, que é também residência do embaixador do Brasil em Quito, Sérgio Florêncio.

Gutiérrez foi destituído pelo Congresso Nacional na última quarta-feira e seu lugar foi designado o vice-presidente da República, Alfredo Palacio.

Desde então, dezenas de manifestantes permaneciam em frente à embaixada, onde Gutiérrez se refugiou, protestando contra a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder asilo político a Gutiérrez.

Os manifestantes chegaram a atacar o veículo que transportava Florêncio na sexta-feira à noite.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343775/visualizar/