Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Abril de 2005 às 22:44

    Imprimir


O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, comparecerá na próxima terça-feira ante a Câmara dos Deputados para prestar contas sobre a formação do novo Governo e na quarta-feira se submeterá ao voto de confiança do Parlamento, informaram fontes oficiais.

Berlusconi deve se apresentar ao Congresso na tarde de terça-feira, para informar à casa sobre seu recém formado Gabinete.

No dia seguinte acontecerá um debate na Câmara e será dado direito de réplica a Berlusconi, depois do qual os deputados irão emitir o voto de confiança, processo que depois será repetido no Senado.



A confiança parlamentar é um passo necessário para que o primeiro-ministro possa assumir oficialmente a chefia do novo Governo, que terá pela frente os cerca de doze meses que restam de mandato.

Os ministros que integram o Gabinete juraram hoje a seus cargos ante o presidente da República, Carlo Azeglio Ciampi, dando por encerrada a crise aberta há oito dias, quando a União dos Democratas-Cristãos (UDC) anunciou sua intenção de abandonar o governo para forçar uma mudança política real.

À UDC seguiu-se a Aliança Nacional, que ameaçou deixar o Executivo caso o primeiro-ministro não desse um giro político radical.

Isso obrigou Berlusconi a apresentar sua demissão na quarta-feira passada para formar um novo Gabinete, no qual a principal mudança foi a entrada do ex-ministro da Economia Giulio Tremonti como vice-presidente, cargo que divide com o ministro de Exteriores, Gianfranco Fini.

Dos 24 ministros e dois vice-presidentes que integram o governo só há seis titulares novos e duas mudanças de carteira, enquanto que são cinco os ministros que saíram do Executivo.

A raiz da crise foi a derrota eleitoral sofrida pela centro-direita nas eleições regionais do início deste mês.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343811/visualizar/