Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 23 de Abril de 2005 às 13:12

    Imprimir


Rondonópolis, MT - Com 70 mil famílias assentadas, Mato Grosso ostenta na agricultura familiar um potencial mercado consumidor de máquinas e implementos agrícolas. Para o secretário adjunto de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco, em dois ou três anos em torno de 30% dessa parcela terá acessado linhas de investimento para adoção de tecnologias à produção. Na Agrishow Cerrado, uma área específica da feira dinâmica foi reservada aos pequenos produtores para apresentação de seis máquinas. “Eles buscam informação para conhecer e avaliar as tecnologias disponíveis para o porte de suas propriedades”, observa Jilson.

Ele estima que menos de 5% dos pequenos agricultores do Estado tenham acesso a tecnologia. “Grande parte da produção ainda é rudimentar. Noventa por cento das propriedades produzem leite e gado de corte”. Jilson avalia que a atividade familiar esta sendo reestruturada e se encontra em transição para a agricultura moderna. Parcerias importantes com instituições de pesquisa e de mercado estão permitindo esse avanço que visa diversificar produtos ofertados e organizar cadeias produtivas.

No ano passado, a agricultura familiar estadual contratou R$ 100 milhões entre custeio e investimento. E, a previsão é desse volume dobrar no próximo ano. “Entendemos também que o investimento em máquinas vai ajudá-los a ser mais competitivos”, avalia o vice-presidente da Associação Brasileira da Industria de Máquinas e Equipamentos, Rubens Moraes. Para o dirigente, as fabricantes contam com a inclusão desse grupo numeroso de pequenos em busca de melhor competitividade. Ele ressalta o desenvolvimento de equipamentos via satélite, de controle de variáveis de fertilizante e de sementes como alguns dos avanços tecnológicos direcionados à propriedade de menor porte.

A agricultura familiar participa da programação da Agrishow Cerrado desde 2002. Desde então, segundo Jilson, foi visível o aumento do interesse do produtor pela aplicação de tecnologias e pesquisas. Mato Grosso é o segundo estado brasileiro com maior número de famílias assentadas, atrás somente do Pará. São 80 mil atendidas pela Reforma Agrária e mais 70 mil pequenos proprietários rurais, totalizando 150 mil.





Fonte: Assessoria/Fundação MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343950/visualizar/