Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Dezembro de 2012 às 08:21

    Imprimir


Reprodução/ TVCA
Justiça Federal notificou as famílias para que deixassem terra indígena
Justiça Federal notificou as famílias para que deixassem terra indígena

Deve começar nesta segunda-feira (10) a operação para a retirada dos produtores rurais que vivem em uma  área reconhecida como propriedade dos índios xavantes nos municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, a 1.064 e 1.159 quilômetros de Cuiabá, respectivamente. As forças federais de segurança devem cumprir a decisão judicial que determinou a saída das famílias que vivem no local.
 
Os produtores rurais protestam e alegam que não vão deixar o local. O prazo para que deixassem a região de forma voluntária encerrou na quinta-feira (6). Nesta sexta-feira (7) uma comissão reuniu-se com o comando da operação, na base do Exército em Alto Boa Vista, para definir o plano de retirada.
 
Ocupantes da terra indígena Marãiwatsédé cobram a apresentação de um plano que estabeleça como ocorrerá a desintrusão e um local para a transferência. "Não se fala nada e nem se apresenta plano algum. Nada se sabe, nem se irão dilatar este prazo. Para onde irá, por exemplo, o gado que está aqui na região?", disse o produtor Sebastião Prado.
 
De acordo com o coordenador geral de Movimentos do Campo e Território, da Presidência da República, Nilton Tubino, os mandados de desocupação serão cumpridos. Segundo ele, se as famílias ainda não retiraram móveis, bens, animais, não terão mais tempo hábil.
 
Tubino voltou a reafirmar que a ocupação do território Marãiwatsédé ocorreu de má fé. "Existe uma sentença judicial de 2010 na qual o juiz considera a ocupação de má fé. Todos entraram na área a partir de 1993 e já sabiam que era terra indígena", afirmou ao repórter Jonas Campos, considerando que os produtores não serão ressarcidos pelas benfeitorias.
 
Por sua vez, Nilton Tubino disse que o risco de um conflito confronto está sendo analisado pelas autoridades com cuidado. "São agricultores, trabalhadores. Agora o juiz também determinou que se fizesse busca e apreensão de armas e se houver necessidade, o oficial poderá agir assim", disse ainda.

 
Manifestantes levaram caixão até o cemitério (Foto: Reprodução/TVCA)
Manifestantes levaram caixão até o cemitério
(Foto: Reprodução/TVCA)



 
Protesto
 Contra a desocupação, moradores da comunidade Posto da Mata fizeram uma manifestação neste final de semana. Eles levaram um caixão até o cemitério da comunidade em protesto contra a decisão judicial que determinou a saída dos não índios do local. Foi feito um enterro simbólico. "Eles estão acabando com as nossas vidas. Hoje viemos aqui em luto em nome das nossas famílias porque se nos tirar das nossas casas é isso que vai acontecer, nós vamos morrer aos poucos", disse a moradora Neusa Fernandes.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/34398/visualizar/