Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Abril de 2005 às 10:33

    Imprimir


Jacarta - Os líderes de quase cem países da África e da Ásia iniciaram nesta sexta-feira em Jacarta, Indonésia, uma reunião com o objetivo de criar uma ponte entre os dois continentes, obter um maior protagonismo internacional e acelerar o desenvolvimento econômico.

O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, inaugurou a cúpula, que também comemora o 50º aniversário da reunião de Bandung, Indonésia, que deu origem ao Movimento dos Não-Alinhados e definiu a noção de Terceiro Mundo. Em seu discurso, ele pediu aos líderes asiáticos e africanos que dêem maior importância à cooperação.

"Em 1955, o grito de batalha era a paz, que tinha sentido diante da persistência do colonialismo. Mas, agora que a Ásia e a África são livres, devemos iniciar a batalha pela dignidade humana", declarou.A reunião original foi realizada quando muitos países do Hemisfério Sul ainda estavam lutando pela independência e em meio às tensões da Guerra Fria.

Hoje, os países participantes elaboraram um esboço de declaração, que deve ser aprovado no final do encontro, reafirmando os dez princípios alcançados em Bandung em 1955 e insistindo no respeito à Carta das Nações Unidas e da soberania e integridade de todos os países.

A declaração também defende uma nova associação entre os continentes para ampliar a solidariedade econômica e os laços socioculturais.





Fonte: AE -AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343986/visualizar/