Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 23 de Abril de 2005 às 08:17

    Imprimir


No Brasil já existem dois bancos públicos de sangue de cordão umbilical para atender gratuitamente às pessoas que procuram esse tipo de tratamento. Ambos funcionam no estado de São Paulo e estão no início de suas atividades.

As regras, nesse caso, são diferentes. O sangue congelado é destinado a servir a qualquer pessoa e não à família do doador. Um levantamento recente mostra que o acúmulo de 12 mil cordões seria o suficiente para garantir compatibilidade com todas as pessoas que procurassem transplante.

Por enquanto o número de doações ainda está longe desse patamar. Segundo a médica Natasha Slessarenko, discute-se em nível nacional a possibilidade de se criar bancos públicos em cada estado para facilitar o acesso da população ao procedimento. Mas as limitações financeiras impedem que o projeto saia do papel, no momento. Hoje, a principal aplicação das células-tronco é nos transplantes de medula óssea nos casos de leucemia.

O câncer, aliás, pode ser tratado com células-tronco, desde que não sejam do doador, por se tratar de uma doença genética. O Ministério da Saúde recomenda que esse tipo de sangue não seja submetido a temperaturas superiores a 24ºC, sob pena de haver deterioração.

No Brasil, as células-tronco de cerca de mais de 3,5 mil crianças já estão preservadas. (DP)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344020/visualizar/