Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 20:14
Por: Elisângela Cordeiro

    Imprimir


São Paulo – As autoridades equatorianas, segundo o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reconsideraram o envio do avião da Força Aérea Brasileira para buscar o ex-presidente Lucio Gutiérrez por questões de segurança. "Havia expectativa de que o avião [da Força Aérea Brasileira] pudesse ir para o Equador. E, quando isso ficou claro, e somente nesse momento que o salvo-conduto seria dado, soubemos que houve uma reconsideração do assunto. Creio que em função de segurança. Há uma aparente incapacidade de conter a multidão no aeroporto", afirmou.

Após coletiva o ministro foi indagado pela imprensa se o avião da Força Aérea Brasileira chegou a levantar vôo em direção a Quito para buscar o ex-presidente Lúcio Gutiérrez. Celso Amorim disse que desconhecia o assunto, mas afirmou que era importante o avião estar próximo à fronteira brasileira para aproveitar a oportunidade de buscar o equatoriano. "Era melhor o avião estar mais perto do Equador e ter que esperar, do que deixar o avião na base e, se tiver oportunidade, perdê-la."

Celso Amorim participou nesta manhã de um seminário sobre política externa no Tribunal Regional Federal de São Paulo. O ministro deve ir ao Equador, em data ainda não confirmada, para colaborar no enfrentamento da crise política e institucional. Ainda são aguardadas definições por parte do embaixador brasileiro sobre as autoridades com quem ele deve se encontrar em Quito. "Várias forças têm que estar envolvidas nessa conversa", concluiu. Diversos setores da sociedade equatoriana pressionaram o Congresso para votar a destituição de Gutiérrez. Entre eles, movimentos indígenas e centrais sindicais.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344089/visualizar/