Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 12:40

    Imprimir


O dia 21 de abril de 2005 marca o 20º aniversário da primeira vitória do tricampeão mundial Ayrton Senna na Fórmula 1, no Grande Prêmio de Portugal, em Estoril. O dia acabaria com a notícia da morte do primeiro presidente brasileiro não-militar desde 1964, Tancredo Neves, mas o domingo havia reservado pela manhã o primeiro grande triunfo do piloto que se transformaria em um dos maiores ídolos do esporte no País.

O GP de Portugal foi realizado sob chuva e a corrida disputada com a pista bastante molhada, o que teoricamente favorecia Senna, que havia conquistado no dia anterior a sua primeira pole position na categoria - e não teria de enfrentar a nuvem de água de outros carros se mantivesse a liderança após a largada.

Senna não só largou bem e manteve a primeira posição como abriu grande vantagem já nas primeiras voltas. Enquanto isso, seu companheiro de equipe na Lotus, Elio de Angelis, Michele Alboreto (Ferrari) e Alain Prost (McLaren) disputavam o segundo lugar. A pista estava em condições tão ruins que Prost rodou em plena reta dos boxes e teve de abandonar a corrida.

De Angelis também teve problemas e Alboreto acabou sendo o único a terminar a prova na mesma volta de Senna, que passava os retardatários com muita facilidade.

No fim, a corrida teve de ser encerrada duas voltas antes do previsto por causa do limite de duas horas de duração e Senna acabou com 1min02s de vantagem para Alboreto e uma volta à frente de Patrick Tambay (Renault), o terceiro colocado.

Eufórico com a primeira vitória na Fórmula 1, o brasileiro levantou os braços para comemorar a conquista e quase provocou um acidente com Nigel Mansell, que deve de desviar subitamente sua Williams da Lotus de Senna.

Ao chegar nos boxes, o brasileiro foi muito festejado pelos mecânicos da Lotus, que não vencia uma prova desde 1982.





Fonte: Lancepress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344550/visualizar/