Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 20:04

    Imprimir


Paris - A Walt Disney ganhou nesta quarta-feira o processo aberto por um escritor francês que acusava a companhia de plagiar seu livro Pierrot, o Peixe Palhaço (numa tradução livre) para fazer a animação Procurando Nemo, vencedora do Oscar em 2004.

Um tribunal de Paris condenou Franck Le Calvez a pagar 38 mil euros em indenização à Disney, à Pixar e a Edições Disney-Hachette. O escritor também terá que desembolsar 23 mil euros dos custos do processo e publicar a sentença em três revistas escolhidas pela companhia.

Para os juízes, Le Calvez atuou de má-fé ao registrar a marca Pierrot no Instituto Nacional da propriedade industrial em março de 2003, "com o único objetivo de enfrentar" os criadores de Nemo e "impedir a exploração de seus produtos derivados".

Quando fez o registro, Le Calvez "já tinha conhecimento dos produtos derivados de Nemo", diz a sentença. Os juízes também afirmaram que a Disney e a Pixar deram provas suficientes de que antes de Pierrot ser registrado já havia "imagens de Marlin, o pai de Nemo, muito próximas à versão final, circulando na Internet". Além da trilha sonora do filme, que começara a ser divulgada na França em setembro de 2002.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344778/visualizar/