Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 17:06

    Imprimir


Dentro da política de humanização do atendimento aos pacientes especiais, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) vem investindo na capacitação dos profissionais da área de odontologia em Mato Grosso. Nesse sentido, por meio da Coordenadoria Especializada em Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), a Saúde organiza para o mês de agosto um curso de especialização, cujas vagas serão priorizadas para 12 profissionais do Interior do Estado.

A proposta, segundo o coordenador de Odontologia para Pacientes Especiais, Fabiano Borges, é fazer com que o paciente portador de deficiência mental, com câncer, soropositivo, cardiopata, com síndromes como Down e de Appert, altista ou com paralisia cerebral seja atendido o mais próximo possível de sua casa. “Hoje, temos uma grande resolutividade no atendimento de alta complexidade e o que se quer é garantir essa resolutividade na atenção básica”, disse.

Seguindo essa política de interiorização, Fabiano lembrou que profissionais de vários municípios, como Rondonópolis, Araputanga e Várzea Grande, foram treinados para atender com qualidade e eficiência o paciente especial no município onde ele reside. Também está prevista a capacitação de dentistas nas cidades de Sorriso, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda.

Ao todo, 106 profissionais do Estado já foram qualificados. “Estamos implantando a política de treinar os dentistas nos municípios de Mato Grosso”, comentou.

Fabiano comentou ainda que o município que se interessar pelo treinamento pode procurar a Coordenadoria Especializada em Odontologia para Pacientes Especiais, que se encarregará de montar e realizar o curso. “O treinamento não tem nenhum custo para o município”, afirmou. Os municípios interessados podem conseguir mais informações sobre o curso que começará em agosto pelo telefone 321-0214.

Em Cuiabá, vários odontologistas também estão sendo capacitados. Entre os dias 18 e 20 de abril, 31 profissionais da rede pública da capital participaram do curso de “Capacitação em Odontologia para Pacientes Especiais”, na Escola de Saúde Publica (ESP), localizada no bairro Coophema. “O objetivo é instituir o atendimento odontológico ao paciente especial nas dez clínicas odontológicas de Cuiabá”, informou

O curso teve a duração de 24 horas/aula. Alguns dos temas abordados foram: “Técnicas de condicionamento ao paciente especial”, “Biossegurança”, “Atendimento aos pacientes com doenças crônicas”, “Tratamento do cisto e tumores da boca”, “Tratamento ao paciente soropositivos e doentes com Aids” e “Tratamento para pacientes imunocomprometidos”.

As aulas foram ministradas por profissionais renomados como a chefe do Serviço de Anomalias Crânio-Maxilo-Faciais do Hospital Geral Universitário (HGU) e professora da disciplina de Odontologia para Pacientes Especiais da Universidade de Cuiabá (Unic), Kátia Tavares, o chefe do Serviço de Patologia do HGU e patologista do MT Laboratório, Dr. Artur de Carvalhosa, o chefe de Estomologia do Hospital do Câncer, cirurgião chefe da equipe do Ceope e coordenador do Serviço de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Paulo Henrique de Souza Castro, e o Dr. Ronaldo Vidal, responsável pela implantação do Serviço de Odontologia para pacientes soropositivos e com Aids no Serviço de Assistência Especializado do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac).

Vale lembrar que a Coordenadoria Especializada em Odontologia para Pacientes Especiais funciona no Cermac com ambulatório de “Doenças da Boca e da Face” e já recebe pacientes encaminhados pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) para a realização de consultas pré-operatórias e pré-anestésicas. O ambulatório faz parte da implementação da política estadual de prevenção e tratamento do Câncer Bucal.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344834/visualizar/