Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 07:29

    Imprimir


Pelo menos 57 pessoas ficaram feridas devido a um terremoto de 5,8 graus de magnitude na escala aberta Richter que sacudiu nesta quarta-feira a província de Fukuoka, no extremo sudoeste do Japão.

O tremor ocorreu às 6h11 locais (18h11 de terça-feira em Brasília), indicou o departamento de sismologia do Serviço de Meteorologia do Japão, que não deu o alerta sobre possíveis tsunamis ou ondas gigantes nessa costa de Kyushu, uma das grandes ilhas do Japão.

Os 19 feridos, por quedas ao perder o equilíbrio, e por cortes com vidros, são da capital de Fukuoka, do mesmo nome, e de localidades próximas nessa ilha de Kyushu, onde os tremores foram muito violentos, disseram testemunhas citadas pela imprensa local.

Na escala japonesa de 7, que mede os movimentos na superfície da terra, o sismo alcançou uma magnitude de 5 graus em Fukuoka capital, onde durante dez segundos os edifícios tremeram até seus alicerces, acrescentaram as testemunhas.

Vários serviços do trem-bala que circula por essa província tiveram de ser suspensos durante cerca de quatro horas, da mesma forma que o transporte de metrô de Fukuoka e de várias estradas.

Cerca de 220 mil casas sofreram cortes de eletricidade durante mais de 40 minutos, e várias centenas de lares também ficaram sem serviço de gás.

Na ilha de Genkai, o sismo de hoje produziu deslizamentos de terra em seis localidades e foram desdobradas unidades das forças militares de terra para escorar casas e muros danificados por outro tremor recente.

O epicentro do movimento telúrico, acompanhado de pelo menos quatro réplicas ao longo da manhã de 4,6; 4,5; 5,1 e 3,4 graus na escala Richter, foi localizado a 14 quilômetros de profundidade sob o leito marítimo nos arredores da ilha de Genkai, em frente à costa de Fukuoka.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345099/visualizar/