Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 06 de Dezembro de 2012 às 10:56

    Imprimir


O presidente do Luverdense, Helmute Lawisch, confirmou, agora há pouco, ao Só Notícias, que o governador Silval Barbosa irá liberar, até o dia 15 deste mês, R$ 2 milhões aos clubes profissionais do Estado. O valor consta no Projeto de Lei 40/2012, que garante ajuda financeira aos times e de autoria do deputado estadual José Riva (PSD).

Primeiramente, o projeto havia sido vetado pelo governador. "Ele (Silval) entrou em contato com o deputado Riva e pediu para que a notícia fosse repassada para mim, já que estou a frente da recém formada Associação dos Clubes de Futebol e depois para os demais presidentes", explicou Helmute.

Os clubes que tem direito a verba são os que participaram da primeira divisão do Estadual desse ano. São eles Rondonópolis (REC), Cuiabá, Luverdense, Mixto, União, Vila Aurora, Sorriso, Barra do Garças, Atlético Campoverdense (antigo Crac) e Mato Grosso (antigo Palmeiras). Não foi confirmado o valor liberado individualmente para cada time. Os que disputaram a segunda divisão (Sinop, Poconé, Cacerense, Primavera, Operário, Serra e Brasil Central) não terão acesso a esta verba, porém, poderão receber outros recursos de outras competições que disputaram ou, até mesmo, ajuda das prefeituras municipais. Como é o caso do Sinop, que aguarda um "ok" do prefeito Juarez Costa para receber verba que foi liberada devido a alteração da lei orgânica do município, que garante ajuda ao time profissional da cidade para o próximo ano.

"Veio muito tarde. Mas antes tarde do que nunca. É muito bom saber que existem deputados que ainda apoiam o futebol mato-grossense e se preocupam com o mesmo, já que eles vão abrir mão de dinheiro que poderia ser usado para outras coisas. Estamos muito felizes", comentou Helmute.

A liberação da verba irá, de certa forma, concretizar o Estadual do ano que vem, já que muitos clubes ameaçaram não participar do certame, caso não houvesse dinheiro suficiente para manter as atividades no ano. O estadual está previsto para iniciar dia 20 de janeiro, com dez equipes. O Sinop Futebol Clube estreia em casa, contra o Cacerense. Vila Aurora encara o Mixto. Atlético Campo Verde pega o União na primeira rodada e, Mato Grosso (antigo Palmeiras) x REC. O campeão Luverdense enfrenta o Cuiabá, dia 2 de maio. Na primeira fase, as dez equipes se enfrentarão em turno e returno, classificando-se as quatro primeiras colocadas para a semifinal, de onde sairão os dois finalistas. A primeira fase se encerra no dia 7 de abril. O campeão, de acordo com o regulamento, representará Mato Grosso no campeonato brasileiro da Série D de 2013 e da Copa do Brasil de 2014.

Conforme Só Notícias já informou, foi criada, no começo da semana, a Associação Mato-grossense dos Clubes de Futebol profissional para representar e defender os interesses do clube nos setores financeiros, planejamento, marketing e fortalecer campeonatos estaduais. A elaboração do estatuto e formação da primeira diretoria é este mês. Fazem parte da associação os dirigentes do Luverdense, Mixto, Cuiabá, União, Mato Grosso e Cacerense. Vila, REC, Sorriso, Poconé e Sinop também devem entrar.

Uma das primeiras medidas impostas pela associação seria justamente a cobrança do pagamento destas verbas atrasadas. Com isso, a união dos clubes mato-grossenses ganha mais força para o próximo ano, que está "tentando" reformular a estrutura do futebol no Estado.

O campeão estadual deste ano foi o Luverdense.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/34529/visualizar/