Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 16 de Abril de 2005 às 08:54
Por: Valquíria Rey

    Imprimir


Roma - Um filme sobre a vida de Karol Wojtyla antes de se tornar o papa João Paulo II vai ser apresentado na TV italiana na próxima semana. Karol, un Uomo Diventato Papa (Karol, o Homem que Se Tornou Papa) estréia na segunda-feira, 18 de abril, mesmo dia do início do conclave de cardeais que vai escolher o novo Sumo Pontífice.

Clique aqui para ver imagens do filme. Durante apresentação para convidados especiais realizada nesta semana, em Roma, o filme levou às lágrimas grande parte da platéia, ainda influenciada pela recente morte do papa. O futuro papa é retratado como um homem sensível e que faz sucesso com as mulheres.

Ele sofre com os horrores da Segunda Guerra Mundial e se torna padre para servir a Deus e defender a dignidade de cada ser humano.

“Foi um momento de muita felicidade quando me apresentaram o projeto”, disse Piotr Adamczyk, um dos mais populares atores poloneses da atualidade, que interpreta João Paulo II.

“Ao mesmo tempo, foi uma sensação de prazer e um sentimento pesado de responsabilidade.” Aos 32 anos, Adamczyk disse que foi um grande desafio interpretar um homem tão importante para a história, alguém que foi capaz de mudar a Polônia com seu pontificado. “A preparação de um ator para viver este papel é impossível”, afirmou ele. “É necessário preparar espiritualidade, misticismo e carisma. O único caminho que segui foi ter confiança e fé.”

Adamczyk teve a oportunidade de encontrar o papa no Vaticano durante as filmagens, mas não conseguiu pronunciar nenhuma palavra em sua presença.

Emocionado quando lembra deste momento, afirmou que o João Paulo II, também um ator durante a juventude, lhe disse palavras muito lindas, mas que ele prefere não revelá-las. "Foi um momento de muita intimidade, de muita emoção, que gostaria de guardar só para mim”, disse o ator.

“Falar do filme, falar com o papa naquele momento foi muito difícil. Não consegui dizer nada.” Orçado em 15 milhões de euros (R$ 49,5 milhões), o filme é baseado no livro Storia di Karol, do vaticanista Gian Franco Svidercoschi.

Ele mostra a juventude de Wojtyla na Polônia durante a invasão dos nazistas, passando pelo descobrimento da vocação religiosa, até culminar com a eleição como papa, em outubro de 1978. O Wojtyla apresentado no livro já é um homem carismático, amado pelos jovens e capaz de enfrentar com bom humor a perseguição dos comunistas, durante a invasão soviética da Polônia.

A emoção que se quer passar ao público é completada pela sensibilidade da música composta por Ennio Morricone.

Os produtores dizem que, apesar de utilizar nos diálogos muitas palavras e frases do papa, o filme não é um documentário, mas uma obra de ficção baseada em sua vida.

"São 2h40min de filme. Mesmo assim, muitos personagens, muitas das pessoas que conviveram com Wojtyla, tiveram de ser fundidos num só”, afirma o diretor Giacomo Battiato.

“Os textos autênticos do papa, sua poesia, sua obra teatral, difícil mas muito profunda, e, obviamente, seus discursos, foram o que mais me inspiraram.”

Segundo Pietro Valsechi, o produtor do filme, os trabalhos foram começados três anos atrás. “Nossa primeira grande tarefa foi encontrar o Santo Padre e pedir sua autorização”, diz Valsechi. “Ele nos dirigiu um olhar irônico e pediu para não cometermos exageros, nem errarmos com o filme”.

Valsechi diz que entregou uma cópia do filme no Vaticano no final do ano passado. Mas não sabe se o papa teve a oportunidade de ver o trabalho sobre a sua vida. Karol foi financiado pelo grupo Mediaset, que pertence ao primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi.

A produção é italiana, mas rodada na Polônia, e conta com atores dos dois países, além de dois americanos e um alemão. Os produtores já estão trabalhando em uma seqüência que vai mostrar os anos de pontificado de João Paulo 2º, com previsão para ser exibida em setembro deste ano.

O filme, que já foi negociado com vários países, será apresentado dias 18 e 19 de abril no Canal 5, e estréia na Polônia em 18 de maio, dia de aniversário de João Paulo 2º.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346159/visualizar/