Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 14 de Abril de 2005 às 13:39
Por: Cecilia Jorge

    Imprimir


Brasília - Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ter um cartão de crédito para receber empréstimos com desconto na folha de pagamento. O ministro da Previdência, Romero Jucá, assinou hoje (14) convênio com o Banco de Minas Gerais (BMG) para permitir a emissão dos cartões.

"O mais importante é que nós estamos reduzindo neste cartão de crédito a taxa de juros média de 11% para o valor máximo de 3,5%", afirmou o ministro. A taxa de juros é a mesma praticada pelos bancos que oferecem o empréstimo consignado em folha nas agências bancárias. Inicialmente, apenas o BMG vai ter a opção do empréstimo por cartão de crédito, mas os outros 21 bancos que já oferecem esse empréstimo também poderão assinar convênio com a Previdência.

Aposentados e pensionistas poderão pagar suas contas com o cartão sem ter que retirar o dinheiro do empréstimo nas agências bancárias. Não será cobrada anuidade ou qualquer taxa pelo cartão.

O valor máximo do empréstimo deve ser de cerca de duas vezes o valor da aposentadoria, sendo que as parcelas a serem pagas não podem ultrapassar 10% do benefício mensal. O prazo para quitar o empréstimo é de 36 meses.

Para receber o cartão, os beneficiários do INSS podem fazer o pedido por telefone 0800 285 7070. Não é preciso ter conta em banco e não há análise de crédito para que o empréstimo seja concedido.

O empréstimo com desconto em folha para os beneficiários do INSS já atendeu dois milhões de pessoas desde que foi criado há dez meses, num total de R$ 5 bilhões. Segundo o ministro, já está sendo analisada a criação de dispositivos para evitar que instituições financeiras não credenciadas pelo INSS ofereçam o empréstimo consignado. "O Ministério da Previdência está atendo aos limites de endividamento e aos cuidados necessários para proteger o beneficiário", assegurou Romero Jucá.

Os bancos que têm autorização para oferecer esse serviço são: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Matone, Banco Bonsucesso, Banco Cruzeiro do Sul, Banco Schahin, Paraná Banco, Banco Cacique, BMG, Banco Mercantil do Brasil, BMC, Banco Paulista, Banco Panamericano, Banco Pine, BGN, Unibanco, Alfa Financeira, RS Crédito Financiamento e Investimento, Votorantim, Sul Financeira, Santander/Banespa e HSBC.




Fonte: Repórter da Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346721/visualizar/