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Cidades/Geral
Terça - 12 de Abril de 2005 às 11:08

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Uma das características marcantes da administração da Secretaria de Estado de Saúde é a busca da excelência dos serviços oferecidos. Essa busca resultou na adoção de um novo horário de atendimento, que começou a partir de segunda-feira (04.04), em que o primeiro horário do dia, de 8 horas da manhã até o meio dia, fica reservado para a execução do expediente interno da Secretaria. O atendimento ao público em geral, incluindo os servidores da Saúde que trabalham fora do nível central e que estão trabalhando nas unidades descentralizadas, fica sendo realizado no período de meio dia até às 6 horas da noite. O novo método de trabalho foi estabelecido com a Portaria 031, de 03 de março de 2005, assinada pelo secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado.

A superintendente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Saúde, Tânia Maria Zulian Grosso, disse que “o novo fluxo de trabalho na Secretaria de Estado de Saúde foi adotado após realização de um estudo técnico de otimização de horário e visa a eficiência e resolutividade na prestação de serviços administrativos da Secretaria ao mesmo tempo em que disciplina o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde e aos prestadores de serviços da Saúde. O novo horário vale para a atendimento burocrático no nível central da Secretaria de Estado de Saúde. Os demais órgãos descentralizados, que atendem diretamente os usuários dos SUS com os serviços de Saúde, seguem sua rotina”.

Para Tânia Maria o novo sistema está organizando melhor a vida do servidor interno do nível central da Secretaria de Estado de Saúde. “O sistema age direto na mente do servidor, pois ele sabe que tem toda a parte da manhã para desenvolver o serviço interno e, por isso, ser organiza para otimizar seu serviço nesse período, reservando o período da tarde para dar um atendimento de melhor qualidade aos visitantes que procuram seus serviços”, comentou a superintendente ressaltando que esse é exatamente o principal objetivo da mudança: o atendimento de qualidade ao público que procura a Secretaria de Estado de Saúde.

Paralelamente ao novo horário de atendimento estará sendo implantado um novo sistema de identificação garantindo melhor agilidade à entrada de usuários, visitantes e o público em geral bem como maior segurança ao patrimônio público.

O sistema tira uma foto do usuário que procura os serviços do nível central da Secretaria e, nessa primeira visita, prepara um cadastro do visitante. Em qualquer visita posterior dele à Secretaria ele não precisa mais se cadastrar bastando, para o ingresso, a emissão de um crachá que é providenciado em questão de minutos. O sistema vem sendo usado com êxito em outras Secretarias do Governo e garante, ao Estado, saber quem são as pessoas que procuram os seus serviços.

A Superintendência de Desenvolvimento em Recursos Humanos sempre vem funcionando antenada com os últimos avanços em RH para propiciar aos servidores da Saúde, no Estado, tanto um sistema de otimização do serviço quanto um ambiente de trabalho onde os funcionários possam se sentir valorizados.

Como exemplo foi citado, por Tânia Maria, a votação do Projeto de Lei que instituiu o Plano de Cargos e Carreira dos Servidores da Secretaria de Estado de Saúde e que representou ganhos e conquistas para os funcionários da Saúde no caso do novo enquadramento para a progressão dos servidores antigos e a contagem de tempo de serviço para os servidores da administração direta, autárquica e fundacional da Secretaria. A Lei ainda deu ao servidor da Saúde a escolha da carga horária que quer cumprir, de 30 ou 40 horas semanais, contagem da carga horária de curso de capacitação para as resultantes titularidades e a incorporação de mais uma classe, a D, no progresso horizontal do trabalhador.

Tânia Maria mencionou a reorganização do fluxo interno de processos funcionais como uma ação prática de efeito que tem beneficiado a vida do servidor. “Essa reorganização tornou possível identificar onde estão os trabalhadores da Saúde”, explicou. “Conseguimos encontrar os servidores que não estavam trabalhando por estarem em situação administrativa irregular”. Com isso foram reintegrados ao trabalho 845 funcionários.

O processo de remoção foi citado por Tânia Maria como um bom exemplo da modernização do trabalho do Recursos Humanos. Antes os processos de remoção de servidores, de um setor para outro, levavam até cinco meses para serem resolvidos. “Hoje esse procedimento é realizado em uma semana ou, no máximo, 15 dias”, explicou a superintendente.

Mais de 1.600 processos de enquadramento de servidores, incluindo ativos e aposentados, progressão de carreira e isonomia salarial foram concluídos pela Superintendência. Cerca de 2.100 servidores passaram pelo processo de avaliação de desempenho, realizado por uma equipe composta por 31 comissões setoriais. A avaliação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Administração.

No setor de capacitação foram beneficiados 116 servidores que participaram de 27 cursos ministrados pela Escola de Governo. Treinamento de Ingresso foi prestado aos 714 servidores empossados a partir de 2002 possibilitando uma melhor prestação dos serviços por parte dos novos. Foram realizadas oficinas regionais na área de RH, com foco voltado para a qualidade de vida no trabalho. Como resultado dessa capacitação foram formadas 14 comissões regionais para trabalhar o objetivo.





Fonte: 24 Horas News

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