Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 16:59
Por: ROSI MEDEIROS

    Imprimir


Cuiabá sediará entre os dias 13 a 15 de maio a 1º Conferência Estadual da Igualdade Racial na qual serão discutidas e fechadas propostas de Mato Grosso para serem integradas na elaboração do Plano Nacional das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que será implementado pelo Governo Federal. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, por meio de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Cuiabá.

“Existe a discussão defendida enquanto poder público da política universalista, do ‘governo para todos’. Mas existe uma parcela da população de analfabetos sem moradia, excluídos do mercado de trabalho e sem assistência a saúde e as pesquisas apontam que, entre esses, a maioria é negra”, disse a vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença. “Então temos que atender a parte em função de atingir o todo”, afirmou. Jacy Proença esteve reunida com o governador Blairo Maggi, nesta quinta-feira (07.04), no Palácio Paiaguás, para decidir sobre a realização do evento.

A abertura da 1º Conferência Estadual da Igualdade Racial será no dia 13 de maio à noite. “Escolhemos esse dia por ser uma data simbólica, em que no Estado foi instituído, por meio de uma Lei estadual, como o dia de denúncia e combate ao racismo”, explicou a vice-prefeita. Oficialmente, o dia 13 de maio de 1888 é o marco da abolição da escravidão no Brasil, com a promulgação da Lei Áurea.

O tema principal das discussões será “O papel do Estado na promoção da igualdade racial”. Segundo a vice-prefeita, nacionalmente foram estabelecidas três áreas prioritárias para implementação de políticas para população negra, sendo elas: educação, saúde e geração de emprego e renda.

Durante os três dias do evento, representantes de organizações de defesa dos direitos dos negros de vários municípios do Interior e da Capital discutirão com Governo e prefeitura de Cuiabá quais as políticas que devem ser implementadas nos Municípios e no Estado para promoção da igualdade racial. Entre as propostas práticas a serem apresentadas está a criação de um programa específico, na área da saúde pública, para combate à anemia falsiforme. “Este é um tipo de doença que atinge mais a população negra e não é realizado exame para detectar isso, muitos morrem sem o diagnóstico”, disse Jacy Proença.

Na área da educação, a instituição da história do povo negro no currículo escolar. “Isto seria estabelecido por meio de decreto do Governo Federal. É necessário conhecermos a nossa origem, a nossa Mãe África, a cultura, para inclusive criarmos uma identidade do nosso povo”, frisou. No final da Conferência Estadual será elaborada uma carta compromisso com as propostas a serem apresentadas na 1º Conferência Nacional de Igualdade Racial, a ser realizada em Brasília no final de maio.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348208/visualizar/