Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 13:35
Por: ITIMARA FIGUEIREDO

    Imprimir


O coordenador da Funasa em Mato Grosso, Joci Soares Santos da Silva ressaltou as dificuldades que o Governo enfrenta para contratar médicos para atuar nas aldeias indígenas. Segundo ele, mesmo oferecendo um salário R$ 5,5 mil mensal, há resistência desses profissionais para atuar na saúde indígena. Ele disse que a pasta divulga um anúncio de contratação há seis meses, mas não aparecem candidatos. O deputado federal Geraldo Rezende (PPS/MS) explicou que em Mato Grosso do Sul foi firmada uma ação tripartite para resolver a questão, onde o governo federal e o estadual contribuem com recursos para manter a equipe multidisciplinar na manutenção da saúde indígena. Além disso, todos os agentes envolvidos recebem uma complementação de 50% dos salários como incentivo.

Em relação a mortalidade infantil por causa da desnutrição, o coordenador disse que seis crianças indígenas morreram em Mato Grosso por causa da desnutrição. As demais mortes foram por causa de outras patologias. Segundo ele, de 1999 a 2004 o índice da mortalidade infantil diminuiu. “O índice atual é de 76,64%. O índio tem a saúde mais frágil que a do homem branco”, explicou.

O chefe da Casa Civil, deputado Joaquim Sucena (PFL) assegurou que o Estado não se furta em buscar mecanismos que culminem em melhorias para a população indígena. Ele pediu que o pacto federativo contemple também esses povos.





Fonte: Secretaria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348274/visualizar/