Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 00:57
Por: Leonencio Nossa

    Imprimir


Brasília - Uma mãe-de-santo, um rabino, um dirigente muçulmano e um pastor luterano integram a comitiva que embarca às 7 horas desta quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Roma, onde participa do funeral do papa João Paulo II.

A ialorixá baiana Areonilthes Conceição Chagas, a Mãe Nitinha, do terreiro da Casa Branca, do Engenho Velho, de Salvador, foi uma das novidades da lista divulgada pela Presidência. No início da semana, o Palácio do Planalto já tinha surpreendido ao anunciar que Lula convidou os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, com o qual trava um duelo verbal há tempo, e José Sarney para acompanhá-lo no vôo do Airbus.

Lula vai levar 16 pessoas para Roma, numa relação que inclui a primeira-dama Marisa Letícia, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o senador Aloísio Mercadante (PT-SP) e o chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Gilberto Carvalho. Também fazem parte do grupo os presidentes da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.

O Airbus levará ainda três representantes da Igreja Católica: d. Odilo Scherer (secretário-geral da CNBB), d. João Áviz (arcebispo de Brasília) e o padre José Ernanne. O Planalto informou que apesar de eles estarem no vôo os três religiosos católicos não integram oficialmente a comitiva.

O rabino que irá com Lula para Roma é Henry Sobel, da comunidade judaica de São Paulo, que foi freqüentador assíduo do Planalto no governo Fernando Henrique Cardoso. Já o dirigente islâmico é o xeque Armando Hussein Saleh, da Mesquita do Brasil, e o pastor, Rolf Schunemann, da Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil.

A presença dos religiosos como a mãe-de-santo causou surpresa, pois até dona Amélia, mulher do presidente da Câmara e católica fervorosa, não entrou na lista por falta de lugar no Airbus. Nem todos integrantes do grupo terão acesso à Basílica de São Pedro na sexta-feira, dia em que Karol Wojtyla será enterrado.

Até esta quarta-feira, o Vaticano só tinha confirmado cinco lugares para o governo brasileiro no interior da igreja. Foram reservados quartos para comitiva nas embaixadas do Brasil em Roma e no Vaticano e na sede da FAO na capital italiana.

O Aibus que levará a comitiva presidencial fará uma escala técnica no Recife e deverá chegar às 23h30 em Roma, horário local - 18h30 horário de Brasília. Um segundo avião da Presidência, o Sucatinha, seguirá para Roma. Como o Airbus levará Lula para a África, no domingo, os integrantes da comitiva poderão voltar ao Brasil no Sucatinha.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348446/visualizar/