Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Abril de 2005 às 22:16

    Imprimir


Apresentar aos novos prefeitos, sugestões para o desenvolvimento do Turismo nos municípios mato-grossenses, é o principal objetivo da Associação dos Municípios com Potencial Turístico (Amptur). O Consultor de turismo da entidade, Francisco Lacerda ressaltou que a meta é percorrer os municípios e oferecer conferências e debates sobre o fomento da atividades turística, que já movimento 53 segmentos da economia brasileira.

Lacerda informou que o projeto começou pelo município de Nobres e no ultimo final de semana foi apresentado em Campo Novo do Parecis, onde estiveram presentes as lideranças públicas e professores das redes estadual e municipal de ensino.

Em Campo Novo do Parecis, foi feita uma mobilização geral, onde o publico superou a expectativa durante a apresentação do projeto de desenvolvimento turístico para a região. “Tivemos também uma reunião com as lideranças indígenas, onde ficou decidido que no próximo mês, será assinado um convênio entre a Associação dos Índios Parecis, Prefeitura, Municipal, Câmara dos Vereadores e a Funai, visando a elaboração de um programa de ecoturismo em terras indígenas. “Este convênio vai garantir o desenvolvimento do programa ecoturístico pioneiro em áreas dominadas pelos índios. O programa será concluído no mês de julho, posteriormente, será incluído no Plano Pluri Anual, ” garantiu Lacerda.

Lacerda destacou que somente em Campo Novo dos Pareecís, Sapezal e Tangará da Serra, existem 43 reservas indígenas. “Grande parte dos atrativos turísticos se concentra nas reservas indígenas “

O consultor da Amptur frisou que o projeto de Desenvolvimento do Turismo para os Municípios, tem o apoio integral do presente da AMM, Jose Aparecido dos Santos e do presidente da Amptur, Flávio Dalmolim. Ele ressaltou que desenvolver o projeto é necessário seguir alguns pontos como: apresentar potencialidades turísticas do Estado e do País; buscar o nivelamento de estratégias sobre a indústria e o comércio, perante a atividade do turismo. Mostrar também a incoerência que existe entre a modesta posição do Brasil no setor turístico e as suas riquezas naturais. Temos um potencial fantástico a ser explorado e apresentado como uma grande geradora de receita. Alèm disso, é necessário um plano de Desenvolvimento do turismo a longo prazo para os municípios” disse .

Dos 141 municípios pesquisados analisados pela Embratur em Mato Grosso, 73 foram classificados como cidades com potencial turístico. Os próximo municípios agendados para receber as palestras e debates sobre o Plano de Desenvoilvimento do turismo são: Luciara, santo Antonio de Leverger e Aripuanã.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349125/visualizar/