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CIOSP comemora um ano de funcionamento com mais de 1,2 milhão de chamadas na Capital
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), instalado no prédio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no Centro Político e Administrativo, comemora de 04 a 07 deste mês, um ano de ativação.
Inaugurado em agosto do ano passado funciona em caráter experimental desde março de 2004, período em que houve a migração das chamadas de emergência para o novo sistema.
Considerado como um dos grandes projetos do Governo do Estado na pasta da Sejusp, o órgão é destinado a centralizar, integrar e otimizar as atividades preventivas, repressivas e de atendimento de emergência a população.
"No CIOSP são centralizadas as informações decorrentes do acompanhamento, registro e atendimento das ocorrências emergenciais nas áreas de atuação da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e da Superintendência de Perícias e Identificação", explicou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira.
Segundo o secretário, para que esses serviços possam ser melhorados ainda mais a Sejusp estuda novos investimentos no sistema como câmeras de vigilância e outros.
Dotado de recursos tecnológicos como centrais telefônicas com alta capacidade de atendimento simultâneo, equipamentos e terminais ergonômicos, computadores de última geração e sistema desenvolvido especificamente para o atendimento de ocorrências emergenciais, o Centro Integrado também auxilia os gestores no planejamento e na tomada de decisões nas unidades que integram o sistema segurança pública.
Atualmente o CIOSP reúne os atendimentos de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), Disque-Denúncia da Polícia Judiciária Civil (197), e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Corpo de Bombeiros - Samu (193). As ocorrências de Trânsito, o antigo número 194, foram direcionadas para caírem no número 190.
Desde que entrou em funcionamento - de abril a dezembro de 2004 -, o CIOSP recebeu 1. 213.458 chamadas. Desse total, 10.663 para o número 190 (PM); 3.113 para o Corpo de Bombeiros (193); 1.015 para o número 197 (PJC) e 1.418 para o Transito, antigo 194.
Essas chamadas geraram no mesmo período um total de 29.106 ocorrências atendidas, de diversas naturezas como 3.352 ocorrências de crimes contra a pessoa; 4.465 de crimes contra o patrimônio, 303 de comércio de entorpecentes; 187 de auxílio comunitário; 1.552 atendimentos pré-hospitalar; 501 de prevenção ou extinção de incêndios; 1.746 de apoio a pessoas ou instituições; 557 de proteção busca e salvamento; 4.274 de trânsito e acidentes entre outras. Este ano, de janeiro a março, o CIOSP recebeu 511.080 chamadas.
Inaugurado em agosto do ano passado funciona em caráter experimental desde março de 2004, período em que houve a migração das chamadas de emergência para o novo sistema.
Considerado como um dos grandes projetos do Governo do Estado na pasta da Sejusp, o órgão é destinado a centralizar, integrar e otimizar as atividades preventivas, repressivas e de atendimento de emergência a população.
"No CIOSP são centralizadas as informações decorrentes do acompanhamento, registro e atendimento das ocorrências emergenciais nas áreas de atuação da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e da Superintendência de Perícias e Identificação", explicou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira.
Segundo o secretário, para que esses serviços possam ser melhorados ainda mais a Sejusp estuda novos investimentos no sistema como câmeras de vigilância e outros.
Dotado de recursos tecnológicos como centrais telefônicas com alta capacidade de atendimento simultâneo, equipamentos e terminais ergonômicos, computadores de última geração e sistema desenvolvido especificamente para o atendimento de ocorrências emergenciais, o Centro Integrado também auxilia os gestores no planejamento e na tomada de decisões nas unidades que integram o sistema segurança pública.
Atualmente o CIOSP reúne os atendimentos de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), Disque-Denúncia da Polícia Judiciária Civil (197), e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Corpo de Bombeiros - Samu (193). As ocorrências de Trânsito, o antigo número 194, foram direcionadas para caírem no número 190.
Desde que entrou em funcionamento - de abril a dezembro de 2004 -, o CIOSP recebeu 1. 213.458 chamadas. Desse total, 10.663 para o número 190 (PM); 3.113 para o Corpo de Bombeiros (193); 1.015 para o número 197 (PJC) e 1.418 para o Transito, antigo 194.
Essas chamadas geraram no mesmo período um total de 29.106 ocorrências atendidas, de diversas naturezas como 3.352 ocorrências de crimes contra a pessoa; 4.465 de crimes contra o patrimônio, 303 de comércio de entorpecentes; 187 de auxílio comunitário; 1.552 atendimentos pré-hospitalar; 501 de prevenção ou extinção de incêndios; 1.746 de apoio a pessoas ou instituições; 557 de proteção busca e salvamento; 4.274 de trânsito e acidentes entre outras. Este ano, de janeiro a março, o CIOSP recebeu 511.080 chamadas.
Fonte:
Diário de Cuiaba
URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349132/visualizar/
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