Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Abril de 2005 às 13:01

    Imprimir


O papa João Paulo II recebeu hoje, durante velório privado no Vaticano, as últimas homenagens de políticos, diplomatas e autoridades religiosas. As portas da Sala Clementina foram fechadas após as 17h (12h de Brasília). O velório público será realizado amanhã.

Pouco depois do meio-dia pelo horário local (7h de Brasília), a sala foi aberta para os jornalistas internacionais. Esta foi a primeira vez que a cerimônia foi transmitida pela televisão.

O corpo do papa foi visto em todo o mundo através da transmissão do canal de TV do Vaticano. O canal exibiu imagens da Sala Clementina, dentro do Vaticano, onde João Paulo foi colocado sob um crucifixo, ladeado por dois guardas suíços do Vaticano.

As imagens mostraram o corpo de Karol Wojtyla com uma roupa branca e a casula vermelha, que simboliza o luto na Cúria vaticana. Na cabeça, uma mitra branca. As mãos estavam juntas, enquanto a cabeça repousava sobre três almofadas douradas.

O corpo do Papa, que faleceu ontem aos 84 anos, foi velado dentro do Palácio Apostólico e o cardeal espanhol Eduardo Martinez Somalo, que ocupa o cargo de camerlengo, celebrou uma oração em sufrágio à alma do Pontífice, numa cerimônia acompanhada pelas principais autoridades da Igreja Católica e políticos italianos, entre eles o primeiro-ministro Silvio Berlusconi e o presidente Carlo Azeglio Ciampi.

A Sala Clementina, onde permanecerá o corpo do Pontífice polonês, voltará a ser aberta amanhã para que os funcionários da Santa Sé possam prestar tributo ao papa falecido. A câmara fúnebre será instalada na basílica de São Pedro a partir das 17h de amanhã, segunda-feira, pelo horário local (12h00 de Brasília), onde ficará por três dias para receber a visita dos fiéis.

O funeral, que não será realizado antes de quinta-feira, deve ter a presença de reis, presidentes e representantes de países de todo o mundo.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349384/visualizar/