Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 13:13

    Imprimir


O Município de Nova Marilândia realiza nesta sexta feira (01), um ciclo de palestras que vai abordar a biosseguridade e o impacto da avicultura na economia regional. O evento é dirigido aos veterinários, avicultores e produtores. No sábado, será realizada no Centro de Evento Social a premiação do melhor avilcultor de 2004, a propriedade modelo e melhor assiduidade na produção de frangos como também o lançamento do concurso sobre a culinária da região.

Conforme a secretária de Agricultura do município, Carla Giovanna de Abreu, o objetivo do evento, é a integração dos avicultores e mais incentivo aos produtores ligados ao Projeto Casulo e também da iniciativa privada.

O prefeito de Nova Marilândia, e presidente da AMM, Jose Aparecido dos Santos, Cidinho destacou que o município é o terceiro maior produtor de ave do estado, está se preparando para exportar carne de frango processado para a União Européia. Segundo ele, o projeto de avicultura de Nova Marilândia é considerado modelo pelo alcance econômico e social atingido em apenas 3 anos.

São mais de 1000 empregos diretos e indiretos, absorvendo a mão de obra remanescente dos garimpos e recuperando as áreas degradadas pela atividade garimpeira. Ele destacou que na União Européia, Espanha e França não é mais permitida a produção de frango nem suínos, em função das restrições impostas pela legislação ambiental. Existe uma forte demanda e pouca oferta, o que obriga as empresas irem atrás de novas alternativas para atender o mercado.

Cidinho destacou a necessidade de agregar valor ao produto para atender o mercado europeu, que tem preferência pela carne processada (frango empanado, prato pronto, etc). “Na correria do dia-a-dia o consumidor não pode perder tempo cozinhando, por isso busca alternativas práticas e rápidas”, comenta.

Ele frisou que está agendado para o próximo mês de maio, a visita de uma comitiva de empresários que vai conhecer o projeto de Nova Marilândia.

O prefeito esteve na Espanha, onde visitou as instalações das empresas: Maymo , que é produtora de aditivos; Nutrex, fábrica de ração; e PH Ibérica, que abate, processa e distribui a carne de frango. Cidinho já está agendando uma audiência entre os empresários e o governador do Estado Blairo Maggi.

Para viabilizar as exportações, o prefeito destaca a necessidade de instalação de um abatedouro para processar a carne de frango produzida na região. Ele lembra que a produção avícola, após dois anos da implantação do projeto, consolidou ao final do ano de 2003 uma produção de mais de 1.000.000 (um milhão) de frangos de corte abatidos à cada 45 dias.

Hoje a produção chega a cerca de 1.752.000 de frangos de corte abatidos no frigorífico Mary Loize, localizado em Nova Mutum, à cada 45 dias. Com a previsão de aumento da quantidade de frangos abatidos, o município estará apto para a construção do abatedouro a partir deste ano. A expectativa é chegar a 2.529.000 de frangos abatidos a cada 45 dias, somente no município de Nova Marilândia.

Nos municípios circunvizinhos de Diamantino e Nortelândia, obtêm-se o número de 368.000 frangos de corte abatidos à cada 45 dias. No município de Santo Afonso, a uma estimativa de produção de 440.000 cabeças à serem abatidas ao final de 2005, e em Alto Paraguai a previsão é de 126.400 cabeças, também ao final do ano de 2005.




Fonte: Da Assessoria/AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349663/visualizar/