Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 31 de Março de 2005 às 18:07
Por: Maria Barbant

    Imprimir


De 17 a 19 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal acontecerá o Fórum Internacional de Polícia Comunitária. O evento é uma realização do Governo do Estado, Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Coordenadoria de Polícia Comunitária e, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Em 2004, como um primeiro passo para a disseminação desse novo modelo de policia, foi realizado em Cuiabá, o 1º Fórum Nacional de Polícia Comunitária. Naquela oportunidade foi possível estabelecer um intercambio de conhecimentos a nível nacional da filosofia de Polícia Comunitária.

Mato Grosso diante das iniciativas do Governo do Estado, através da Sejusp, no sentido de implantar e fomentar essa idéia, passou a ser considerado pelos organismos de segurança pública como uma referência para todo o país. E o Fórum Nacional, um passo importante na promoção e estimulo às discussões entre a sociedade civil organizada e os órgãos governamentais, no estabelecimento de uma política de polícia comunitária para o Estado. Participaram do evento representantes de corporações de todo o Brasil e de Conselhos Comunitários de Segurança Pública, debatendo medidas que possam reduzir a criminalidade e proporcionando a efetiva participação da sociedade no contexto de segurança.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira a realização este ano do Fórum Internacional vai fortalecer ainda mais essa nova filosofia de trabalho. “Estaremos estabelecendo um intercambio com países como Canadá, Chile, Japão, Estados Unidos e França, elevando o nível de conhecimento das pessoas responsáveis pela implementação da Filosofia da Polícia Comunitária em nosso Estado”.

Célio Wilson destacou ainda que numa visão moderna, as atuações preventivas em conjunto com práticas sociais, podem se constituir num mecanismo eficaz para reverter o quadro de insegurança presente hoje em todo o Brasil. “A prevenção deve começar em casa, na rua, no bairro, onde o policial está em contado direto com o cidadão. É uma nova forma de interação com as comunidades”.

O coordenador de Polícia Comunitária da Sejusp, major Wilson Batista salienta que o Fórum Internacional será uma ótima oportunidade para também demonstrar às autoridades locais e também aos representantes estrangeiros que estarão participando do evento que Mato Grosso está buscando as melhores soluções para os problemas de segurança pública no estado.

OBJETIVOS – Com a realização do Fórum Internacional de Polícia Comunitária a idéia da Sejusp é estabelecer laços de cooperação e articulação entre os diferentes seguimentos da sociedade civil organizada e órgãos governamentais e não governamentais e países participantes, em relação ao crime. “Vamos aprofundar os nossos conhecimentos a partir do relato das experiências vividas por outros países com relação a atuação das corporações policiais junto com as comunidades”, ressaltou o coordenador de Polícia Comunitária

O major Batista participou no início do mês de março do 1º Congresso Latino Americano de Segurança Cidadã, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, onde foram discutidas metas a serem implementadas para a melhoria da Segurança Pública no Brasil. Ele considera a implementação da Polícia Comunitária, ou Segurança Cidadã, um novo padrão e uma modernização no atendimento ao cidadão.

“A base para essas mudanças está sem dúvida no conhecimento e na qualificação que devem ter como objetivo principal o bem estar da comunidade”.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349837/visualizar/