Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 30 de Março de 2005 às 23:20

    Imprimir


Um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Injury Prevention afirma que os torcedores que saem do estádio após a vitória de sua equipe geram mais violência do que os derrotados.

A investigação foi realizada por cientistas galeses na cidade de Cardiff, onde os times nacionais de futebol e rugby jogaram 180 partidas entre maio de 1995 e abril de 2002. Depois dessas partidas, os serviços de emergência atenderam a 27 mil feridos como conseqüência de atos violentos entre torcedores.

A surpresa surgiu quando os pesquisadores decidiram levar em conta se o time local havia ganhado ou perdido e notaram que o resultado tinha um impacto considerável no número de vítimas. Quando Gales perdia seus jogos de rugby ou de futebol, o número médio de feridos por agressões era de 33. Mas quando a equipe perdia, os incidentes de violência caíam para uma média de 25.

"A análise dos números sugere que a violência talvez não seja resultado de fatores negativos como a derrota do time nacional, mas resultado de um fato positivo como a vitória", afirmaram os pesquisadores. Eles explicaram que a vitória pode aumentar a segurança, a prepotência ou o patriotismo, todos eles fatores que conduzem à violência.

A pesquisa teve outra conclusão lamentável: a violência doméstica aumenta quando a equipe da casa vence. Em quase todos os casos a vitória está associada ao consumo de álcool, outro fator que é sinônimo de violência, segundo os autores do estudo.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350054/visualizar/