Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 30 de Março de 2005 às 13:56

    Imprimir


As mulheres que demoram a se desenvolver sexualmente correm maior risco de contrair doenças venéreas, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira pela revista Sexually Transmitted Infections.

A publicação afirma que os pesquisadores analisaram a atividade sexual de 127 mulheres que haviam começado a menstruar nos cinco anos anteriores ou tinham até 17 anos de idade.

Quase dois terços delas tinham papilomavirus humano (HPV) e metade sofria de algum outro tipo de infecção. Cerca de 25% havia contraído clamídia.

O estudo mostrou que o uso de preservativo reduziu o risco de contrair clamídia. Em contrapartida, o uso de anticoncepcionais químicos fez o risco dobrar.

Por outro lado, a atividade sexual durante a menstruação aumentou de maneira considerável o risco de corrimento vaginal.

Mas, segundo o estudo, foi a maturidade sexual o fator mais importante na redução da incidência das três infecções.

As jovens sexualmente mais maduras (mais velhas em termos ginecológicos) e com ciclos menstruais irregulares (oligomenorréia) correm um risco consideravelmente menor de contrair essas infecções.

Os autores do estudo acreditam que as mulheres que amadurecem antes, ou seja, que iniciam seu período menstrual aos 12 anos, têm níveis maiores de estrogênio e se desenvolvem fisicamente antes, o que reduziria o perigo de infecção.

"Uma mulher sexualmente ativa, de 18 anos e que tenha tido sua primeira menstruação muito tarde poderia ser mais suscetível a doenças venéreas que uma de 15 anos e que tenha menstruado precocemente".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350170/visualizar/