Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 29 de Março de 2005 às 09:54
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


O déficit nominal de armazenagem de grãos em Mato Grosso aumentou 24,1% em relação a última safra. Enquanto no ano passado faltava espaço para 6,2 milhões de toneladas, este ano o déficit aumentou para 7,7 milhões de toneladas. Ainda assim, os produtores rurais do Estado não devem enfrentar problemas para estocar a produção, de acordo com a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Enquanto em 2004 a safra foi de 21,2 milhões toneladas de grãos, este ano, segundo o terceiro levantamento de safra da Conab, devem ser colhidas 23,4 milhões toneladas. Um acréscimo de 10,3%.

Já o espaço para armazenagem de grãos no Estado (capacidade estática) aumentou 4,6% em 2005, saltando de 15 milhões de toneladas para 15,7 milhões. O que corresponde a 50 novos armazéns no Estado. No ano passado, haviam cadastrados junto a Conab 1.346 unidades de estocagem. Com a variação, o déficit nominal para estocagem da safra aumentou.

Mas de acordo com o superintendente regional da Conab, Ovídio Costa Miranda, isso não representa um déficit real, uma vez que 73,9% da produção de grãos do Estado correspondem à soja, que tem alta rotatividade nos armazéns. Segundo ele, se a produção ficasse estática nas unidades de estocagem, ou seja, não fossem comercializadas, certamente faltaria espaço para abrigar a produção.

Segundo Miranda, somente a safra de soja, estimada em 17,391 milhões de toneladas para este ano seria suficiente para ocupar todo o espaço nos armazéns e ainda haveria um déficit de armazenagem de 1,6 milhão de toneladas. "Mas como o escoamento do produto é rápido, não falta espaço", afirma.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350479/visualizar/