Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Março de 2005 às 20:47

    Imprimir


O prefeito esquerdista da Cidade do México ficará sabendo nesta semana se enfrentará uma votação no Congresso que pode abortar sua candidatura à eleição presidencial de 2006, na qual é favorito.

Fontes parlamentares disseram nesta segunda-feira que uma CPI vai decidir se o plenário da Câmara deve votar a suspensão da imunidade do prefeito Andrés Manuel López Obrador para que ele seja julgado pelo crime de desprezo à Justiça.

Caso for condenado, ele será impedido de disputar as eleições de julho de 2006. O processo é resultado de uma disputa a respeito de uma expropriação de terrenos na capital mexicana.

A comissão de quatro membros vai se reunir na terça e na quarta-feira, segundo as fontes. O Partido Revolucionário Institucional, o principal da oposição, tem dois membros na CPI e por isso tem o destino do prefeito praticamente nas mãos.

As pesquisas mostram que López Obrador, do esquerdista Partido da Revolução Democrática, é o político mais popular do país. Ele nega qualquer irregularidade e disse na segunda-feira que está ansioso para deixar o caso para trás.

"Vamos arrumar isso de uma vez por todas, porque precisamos terminar com isso de uma forma ou de outra", disse ele a jornalistas.

A esquerda acusa o governo do presidente Vicente Fox de incentivar os processos contra López Obrador, na tentativa de impedir sua chegada à presidência. A Constituição proíbe o direitista Fox de se candidatar a um novo mandato de seis anos.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350567/visualizar/