Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 24 de Março de 2005 às 09:20

    Imprimir


As duas medalhas conquistadas por Laís Souza na etapa de Cottbus (Alemanha) da Copa do Mundo de Ginástica, no último fim de semana, não foram surpresa para a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). A comissão técnica da Seleção permanente sempre esperou muita da ginasta de 16 anos por dois motivos: o talento e o controle emocional, que na opinião dos técnicos é muito maior do que o das outras atletas do grupo.

Segundo Eliane Martins, supervisora da Seleção, a rápida evolução de Laís só foi possível porque a ginasta praticamente não apresenta variações de humor, algo comum nas outras meninas da equipe. Para a dirigente, Laís é mais estável emocionalmente e não tem tantos problemas com a chamada TPM (tensão pré-menstrual), que costuma atrapalhar o desempenho das mulheres no esporte.

"A Laís treina sempre do mesmo modo sereno e não tem mudanças de humor repentinas. Ela leva uma bronca gigantesca do Oleg (Ostapenko, técnico da Seleção) e não se abala, como acontece com as outras meninas. Pelo contrário. Em seguida, ela repete o exercício de forma perfeita. Por isso melhorou tanto em tão pouco tempo", disse Eliane Martins.

Essa regularidade emocional facilitou Laís a desenvolver outra característica que contribuiu para sua evolução: treinar muito. Segundo o ucraniano Oleg Ostapenko, a ginasta é a que mais treina entre todas as meninas da Seleção. É comum, após o fim do treinamento, Ostapenko pedir para Laís voltar aos aparelhos para séries extras.

"Exigimos muito dela e ela faz tudo sem reclamar. Esse é o segredo, pois a ginástica é repetição e treino", afirmou o treinador ucraniano da Seleção Brasileira.

O resultado do equilíbrio emocional e do empenho nos treinos já apareceu para Laís. Com o ouro no salto e a prata no solo na Alemanha, a novata se igualou à consagrada Daiane dos Santos como o melhor desempenho em uma única etapa da Copa do Mundo. Daiane também conquistou um ouro (solo) e uma prata (salto) na etapa de Lyon (FRA), no ano passado.





Fonte: Lancepress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351213/visualizar/