Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Março de 2005 às 09:14

    Imprimir


Oposicionistas tomaram nesta quinta-feira a sede do governo do Quirguistão no centro da capital, Bishkek, abandonado pelas forças policiais e militares, que se negaram a resistir à multidão.

Dentro do edifício, os opositores mantêm detidos os ministros da Defesa, Esen Topoyev, e da Segurança Nacional, Kalyk Imankulov.

Segundo fontes da oposição, os dois ministros estão assinando documentos nos quais apresentam sua renúncia.

Os oposicionistas atiraram documentos, móveis e computadores das janelas do edifício, inclusive do gabinete do presidente, Askar Akáiev.

Mais de 10.0000 pessoas estão concentradas na praça central da capital da ex-república soviética de maioria muçulmana. Os manifestantes enfrentaram durante horas grupos integrados por voluntários pró-governo.

Vários policiais ficaram feridos.

Fontes da oposição afirmaram que uma coluna blindados está avançando em direção a Bishkek com a missão de assumir o controle dos edifícios da Administração.

Grupos de manifestantes se dirigem à Prefeitura, onde os funcionários se preparam para abandonar o edifício.

Askar Akáiev, no poder desde 1990, está na sede da OSCE, cujos representantes chegaram hoje a Bishkek para mediar o conflito entre governo e oposição.

A oposição já controla a metade sul do país - com as cidades de Osh e Jalal-Abad - e a região de Talas, no noroeste, e nomeou um governo paralelo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351214/visualizar/