Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 24 de Março de 2005 às 06:47
Por: Keka Werneck

    Imprimir


A terra tremeu ontem por volta 17 horas em pelo menos quatro cidades mato-grossenses - Tabaporã, Juara, Novo Horizonte e Porto dos Gaúchos - todas elas na região norte. Conforme informações preliminares do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor alcançou mais de 4 pontos da escala Richter. Só para se ter idéia da magnitude, na tragédia das tsunamis, na Ásia, a marca foi de 9 pontos na mesma escala. Ainda segundo o Observatório, o sismo foi sentido, com certeza, dentro de um raio de 100 quilômetros, atingindo cerca de 65 mil habitantes.

Tabaporã é o principal epicentro do país, ou seja, é a região mais propensa a abalos. O professor da UnB, Lucas Viera Bastos, que estuda o assunto, diz que por isso já houve diversos outros terremotos por ali. "Isso ocorre porque há uma falha geológica em movimentação", explica.

O prefeito de Tabaporã, Rogério Rivas, conta que os moradores ficaram muito assustados, que saíram para a rua e depois do abalo não conseguiam parar de comentar o assunto.

Segundo Rivas, a equipe de engenharia da prefeitura ainda está estudando o caso, para se certificar se houve estragos no município. "Mas os prédios sentem sim", antecipa ele.

Em 98, em Tabaporã, houve outro abalo forte, mas o prefeito afirma que este foi o mais intenso que ele já sentiu, desde que se mudou para a cidade, nos anos 80.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351279/visualizar/