Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Março de 2005 às 13:08

    Imprimir


Jerusalém - Nas próximas duas semanas, o exército israelense iniciará a retirada da Faixa de Gaza de equipamentos considerados não essenciais, como instalações para armazenagem de alimentos, por exemplo. Será o passo inicial visando a evacuação completa, em julho, das 21 colônias israelenses de Gaza, informaram neste sábado fontes militares. O objetivo, segundo as fontes, "é não deixar tudo para o último minuto". Tropas e veículos militares não estão incluídos nesta fase de evacuação logística.

As fontes assinalaram também que já foram concluídos os planos para a transferência de tropas da Faixa de Gaza para bases próximas, situadas no sul de Israel. A construção dessas bases pode começar nos próximos dias. O governo israelense já ratificou a colocação em prática do plano de evacuação, denominado "desconexão". Calcula-se que na Faixa de Gaza 2.500 soldados fazem a segurança de cerca de 8 mil colonos judeus.

Prevendo a evacuação e para evitar conflitos com colonos radicais, contrários à retirada, as Forças Armadas proibiram a fixação de cidadãos israelenses na Faixa de Gaza. No início de maio, depois da Páscoa judaica, o Exército planeja declarar a faixa mediterrânea "zona militar fechada". A partir dessa data, pessoas que não puderem provar que residem no local serão proibidas de entrar na região.

A medida tem por objetivo impedir que simpatizantes da direita nacionalista se juntem aos colonos para tentar evitar o desalojamento. O número de israelenses que procuram outro local para morar aumentou nos últimos meses, segundo dados do Ministério do Interior.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351816/visualizar/