Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Março de 2005 às 11:01
Por: Lana Motta/Adriana Gomes

    Imprimir


A XII Festa Internacional do Pantanal foi lançada oficialmente nesta terça-feira (15.03) pela secretária de Turismo, Yêda Marli Assis, em Alta Floresta. Participaram da solenidade, além de empresários, estudantes e lideranças locais, a prefeita Maria Isaura Dias Alfonso e o secretário municipal de Turismo, Luiz Paggi.

A cidade - pólo turístico da Amazônia mato-grossense - vai levar à XII Festa do Pantanal atrações nas áreas de Ecoturismo, Pesca Esportiva e sua riqueza arqueológica. A novidade será o Roteiro Xingu - lançado este mês em São Paulo.

Dentro da área de artesanato vão ser mostrados trabalhos feitos com madeira reciclada, raízes, cipós e sementes de plantas nativas, como o Patauá, o Açaí, o Timbori Preto, entre outros. A índia Tarantah Mundurucum, de Alta Floresta, é uma das artesãs que vai encaminhar trabalhos ao evento. Junto com o marido e a filha, ela chega a confeccionar 300 peças de bijuterias por mês, o que garante a subsistência da família.

A prefeita Maria Isaura Dias Alfonso, destacou que “será uma satisfação enorme poder mostrar o leque de variedades que a cidade em termos de turismo”. Yêda Assis acrescentou que o empenho de Alta Floresta e outras cidades em diversificar o turismo é a melhor forma de fortalecer a atividade e atrair cada vez mais turistas. “O reflexo é positivo na geração de emprego e renda, e toda a economia do Estado e do País”, considerou.

“O turismo é o sexto maior produto de exportação do Brasil. Só perde para a soja, o minério de ferro, o farelo de soja, carros e aviões. E temos que comemorar seu crescimento, principalmente em Mato Grosso. Só para se ter uma idéia, fontes extra-oficiais, detectaram que de 2003 para 2004, houve um aumento de 30% no número de desembarques em Mato Grosso”, revelou.

Outro fator que contribuiu para o incremento do turismo no Estado, segundo a Secretária, foi o convênio assinado em 2004, entre o Governo e a Fundação Pantanal Convention Bureau, no valor de R$ 439 mil, para divulgação de Mato Grosso nos principais veículos de comunicação do país. O investimento gerou um aumento de 23% de turistas para Mato Grosso na baixa temporada (novembro de 2004 a fevereiro de 2005). “A expectativa é que esse percentual aumente com o início da alta temporada, que começa em abril”, acrescentou a Secretária.

Localizada na fronteira agrícola do Brasil, Alta Floresta tem atrativos que atraem turistas do Brasil e do exterior. O Parque Nacional do Cristalino é um dos principais, pois dispõe de infraestrutura completa para atendimento ao turista, hotéis de selva e torres de observação de pássaros. Alta Floresta e a Amazônia oferecem ainda artesanato em madeira e sementes de plantas nativas, caminhadas ecológicas, museu de arqueologia e turismo indígena próximo ao Parque Nacional do Xingu. O atrativo que está sendo preparado para receber turistas é a Pedra Preta (Paranaíta-MT) – cerca de 500 metros de inscrições talhadas na pedra, com idade estimada em 2 mil anos. Veja abaixo mais dados sobre Alta Floresta.

População: 47.190 habitantes Área: 8.947 km2 Distância da capital: 830 km Base da economia: Agropecuária Clima: entre 20 e 38 graus Atrativo: Parque Estadual do Cristalino Evento: Expoalta – Exposição agropecuária de Alta Floresta, que acontece em maio




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352018/visualizar/