Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 17 de Março de 2005 às 18:37

    Imprimir


A Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) destacou nesta quinta-feira a "alta qualidade" das infra-estruturas de Moscou, no último dia de inspeção da candidatura da capital russa para os Jogos Olímpicos de 2012.

"A principal impressão é que as infra-estruturas construídas para os Jogos de 1980 são de muito alta qualidade e que a capital russa mantém estas instalações em um ótimo estado", disse a marroquina Nawal El Moutawakel, presidente da comissão.

A atleta marroquina, medalha de ouro dos 400 metros com barreiras nos Jogos de Los Angeles, em 1984, fechou com chave de ouro a inspeção de Moscou, que durou quatro dias.

Em particular, a presidente da comissão destacou o projeto do "Rio Olímpico", que prevê a maioria das instalações situada às margens do rio Moscou, que atravessa toda a metrópole do noroeste ao sudeste, ao longo de 75 quilômetros.

"A neve não nos impediu de ter uma idéia do projeto. Gostamos muito", disse Nawal sobre o plano de ligar as instalações através de lanchas e navios de passeio para evitar eventuais engarrafamentos nas ruas.

Também considerou "muito importante para o movimento olímpico" o fato de que em Moscou vivem mais de 500 campeões olímpicos, o que confirma sua condição de "potência esportiva".

"Quero parabenizar o comitê de Moscou, que fez um grande trabalho e manifestou sua fidelidade ao esporte", disse a atleta, lembrando que o presidente russo, Vladimir Putin, manifestou ontem à comissão que "a idéia dos Jogos conta com apoio de todos os partidos políticos e de todo o povo da Rússia".

Sem comparar as cinco capitais candidatas - Madri, Londres, Paris, Nova York e Moscou - ela disse que "todas demonstraram uma alta qualidade".

"É muito agradável constatar isto, as cinco são muito fortes, mas só haverá um vencedor", afirmou.

A marroquina lembrou que o objetivo da comissão é redigir um relatório técnico com base em 17 critérios para que o COI possa fazer a eleição definitiva.

Amanhã, em Lausanne, a comissão de avaliação começará a preparar seu relatório, que será apresentado aos membros do COI.



"Nós não fazemos conclusões, mas preparamos um relatório que apresentamos a um mês da assembléia geral de julho para que membros do COI e opinião pública possam conhecer esse documento. Não fazemos nenhuma avaliação comparativa", ressaltou.

Ao ser perguntada se a capital russa é a "lanterna", a ex-atleta respondeu: "A apresentação de Moscou é muito séria. Vimos um trabalho bem feito de todo o Comitê 2012, que respondeu detalhadamente às nossas perguntas. Não devemos pensar que Moscou é uma candidata fraca".

Ela disse que um dos aspectos cruciais entre os 17 critérios de seleção é a segurança, que é prioritária na hora de organizar os Jogos.

"Tanto os representantes do Ministério do Interior como Putin nos deram garantias necessárias em matéria de segurança caso os Jogos aconteçam em Moscou", assinalou.

Gilbert Felli, diretor executivo do COI para Jogos Olímpicos, acrescentou que os corpos de segurança russos apresentaram a comissão o conceito do sistema de segurança que se empregaria em caso de celebrar os Jogos em Moscou.

Frank Fredericks, velocista namibiano dos 100 e 200 metros rasos e medalhista olímpico, comentou que o COI deverá fazer uma difícil escolha entre cinco candidatas tão fortes e que "a concorrência é grande". Além disso, afirmou que pessoalmente estará "feliz de viajar para qualquer das cidades que vencer".

Com a visita a Moscou, a Comissão de Avaliação do COI finaliza sua missão de inspeção das cinco cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de 2012.

Os inspetores olímpicos, que anteriormente visitaram Madri, Londres, Nova York e Paris, devem redigir no início de junho um relatório no qual apresentarão suas conclusões sobre cada uma das cinco candidatas.

A decisão definitiva sobre a capital olímpica de 2012 acontecerá na Assembléia Geral do COI do próximo dia 6 de julho, em Cingapura.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352185/visualizar/