Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Março de 2005 às 14:19

    Imprimir


O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, disse que é um “passo positivo” a decisão de militantes palestinos de dar continuidade a uma trégua informal de ataques contra alvos israelenses.

A decisão foi anunciada durante encontro de 13 organizações palestinas no Cairo, do qual também participa o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

“O acordo a que se chegou no Cairo é um primeiro passo positivo”, disse Sharon ao presidente egípcio, Hosni Mubarak, durante uma conversa telefônica, de acordo com seu gabinete.

Mas Israel ainda continua afirmando que os grupos armados “não podem seguir existindo”.

Exigências

Em seu comunicado, Sharon disse a Mubarak: “Se quisermos progressos no processo de paz, o problema dos grupos terroristas precisa ser solucionado”.

Já a trégua informal foi relacionada pelos grupos palestinos a que Israel se comprometa a cessar seus ataques e a libertar prisioneiros.

Um porta-voz do grupo militante Hamas disse que a trégua vai se encerrar no final deste ano, caso Israel não cumpra essas exigências.

Abbas e Sharon chegaram a um acordo de cessar-fogo em fevereiro durante uma reunião no balneário de Sharm al-Sheikh, no Egito.

Abbas esperava conseguir persuadir grupos como o Hamas e o Jihad Islâmico a se unir formalmente a esse cessar-fogo.

Mas os líderes desses grupos dizem que o atual período de trégua no conflito não significa um cessar-fogo, o que eles aceitariam apenas mediante algo em troca do governo israelense.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352237/visualizar/