Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 15 de Março de 2005 às 22:10
Por: Cecília Jorge

    Imprimir


Brasília - O Ministério da Saúde vai realizar este ano uma ampla pesquisa sobre a situação nutricional de crianças e mulheres em todo o país. A coordenadora geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Carvalho, destacou que a nova pesquisa vai investigar, pela primeira vez em âmbito nacional, a deficiência de micronutrientes que provoca problemas como a anemia e a falta de vitamina A.

"Essa pesquisa tem um caráter extremamente importante porque vai atualizar os dados para podermos avaliar se teremos capacidade de atingir as Metas (de Desenvolvimento Do Milênio, estabelecidas pelas Nações Unidas) propostas para 2015", afirmou Maria de Fátima.

Prevista para ter início no segundo semestre deste ano, a pesquisa vai levantar a situação nutricional de mulheres entre 10 e 49 anos e de crianças menores de cinco anos. Outra novidade desse levantamento será o uso de uma metodologia norte-americana chamada "escala da fome", que vai medir a insegurança alimentar dos entrevistados.

A falta de dados recentes sobre a situação nutricional da população brasileira é uma das críticas do relatório das Nações Unidas que avalia programas brasileiros voltados para o combate à fome e à desnutrição. O estudo da ONU aponta que há carência, e mesmo ausência em alguns aspectos, de dados relativos à alimentação e nutrição no país e afirma que "um diagnóstico preciso e atualizado da situação alimentar e nutricional é fundamental para as ações de planejamento".

Os dados mais recentes disponíveis no país sobre o tema são da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada em 2002 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas revelam apenas os gastos dos brasileiros com a compra de alimentos e a situação nutricional da população adulta. Já a última pesquisa sobre desnutrição infantil no Brasil foi realizada em 1996.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352632/visualizar/