Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 15 de Março de 2005 às 17:07

    Imprimir


A alta de 13,30% nos preços dos ovos e a recuperação das cotações da soja, avanço de 12,04%, foram os principais destaques do Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos agricultores paulistas na segunda quadrissemana de março. No geral, o índice apurou valorização de 2,13%, com ganho de 0,22 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior.

Trata-se da segunda maior variação do IPR desde o início do ano, perdendo apenas para a alta de 2,26% registrada na terceira quadrissemana do mês passado.

Dos 19 produtos analisados, além do ovo e da soja, sete apresentaram crescimento de preço (banana, batata, café, cana-de-açúcar, laranja, milho e suínos), enquanto oito tiveram reduções: algodão, amendoim, cebola, feijão, tomate, trigo, aves e boi. As cotações do arroz e do leite ficaram estáveis.

Quanto aos ovos, apontados como ‘vilões’ da inflação em fevereiro tomando por base o IGP-M, a Associação Paulista da Avicultura (APA) esclarece que a recuperação das cotações reflete a queda de 11,5% apurada entre os meses de junho e dezembro de 2004. Além disso, nesta época do ano sazonalmente o preço do ovo aumenta em razão de menor produtividade em virtude do calor e do crescimento do consumo em decorrência da Quaresma.

Ainda segundo a APA, em fevereiro o preço ao consumidor da dúzia de ovos, registrado pela Fipe, foi de R$ 2,34 — ou seja, o mesmo valor do mês de fevereiro do ano passado. Ressalta-se que o preço praticado em fevereiro de 2003 era de R$ 2,51. Em relação à soja, a recuperação traduz a alta das cotações do produto no mercado internacional, devido às estimativas de quebra de safra no Brasil e na Argentina em função da prolongada estiagem que está ocorrendo nesses países.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352717/visualizar/