Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 15 de Março de 2005 às 15:30
Por: Marcia Wonghon

    Imprimir


Recife - A Assembléia Legislativa de Pernambuco instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar casos de violência no campo e denúncias de desvio de verbas públicas nos programas de assentamento de reforma agrária do estado.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Bruno Rodrigues, (PSDB), serão convocados a prestar depoimento representantes de movimentos rurais e de instituições como o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Instituto Nacional de Colonização e reforma agrária (Incra) e Polícia Civil.

Na primeira audiência, marcada para a próxima quinta-feira (17), às 10 horas, os parlamentares pretendem ouvir o delegado Antônio Carlos Câmara. Ele investiga o assassinato de um policial militar por trabalhadores sem terra, ocorrido no dia 5 de fevereiro, dentro do assentamento Bananeiras, em Quipapá, na zona da mata, a 188 quilômetros do Recife.

Também estão previstos os depoimentos da superintendente do Incra, Maria de Oliveira, e do autor das denúncias de irregularidade no uso de verbas federais pelo MST, José Ricardo. A comissão tem prazo de 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para concluir os trabalhos.

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, Pernambuco é o segundo estado com maior número de conflitos agrários no país. De 1995 a 2001, foram assassinados 14 trabalhadores rurais no estado e 416 foram agredidos fisicamente ou feridos, em 842 conflitos de terra.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352740/visualizar/