Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Março de 2005 às 14:32

    Imprimir


O município de Guarantã do Norte localizado às margens da BR 163, a 725 km da capital Cuiabá, vive momentos dramáticos, resultado das fortes chuvas que atingem a região desde o início do mês de fevereiro. O município que tem sua economia alicerçada na produção de leite, viu nesta segunda-feira a paralisação do transporte deste produto. Também esta prejudicado, o escoamento da safra de arroz, além do atraso no início das aulas dos alunos da zona rural.

Devido ao transbordamento dos rios, muitas pontes foram levadas, inúmeros pontos, nos mais de 1.500 km de estradas no município, estão interditados por desmoronamentos e incontáveis pontos de atoleiros. Em vários pontos a água cobre por centenas de metros o leito das estradas. Nestes casos quem quer fazer a travessia necessita utilizar meios de transportes fluviais. Situação que já vem sendo utilizada por alguns retirantes para garantir a entrega do leite.

Em outros casos o transporte está sendo feito por veículos de tração animal neste caso a prudência tem que ser muito grande, pois as fortes correntezas acabam arrastando essas carroças, como aconteceu neste domingo com um produtor, que conseguiu escapar das águas com vida, mas seu animal acabou morrendo afogado, e todo seu produto acabou sendo levado pela enxurrada.

A situação de muitas comunidades da zona rural é desesperadora por estarem isoladas e ilhadas, diante desta situação, o prefeito José Humberto Macedo, recorreu ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, que na segunda-feira (14/03) visitou o município. Na semana passada o governador em visita ao município já havia constatado a situação crítica pela qual o município passava, de lá para cá, as chuvas se intensificaram muito, e a situação piorou terrivelmente.

Diante desta situação a qualquer momento poderá ser decretado estado de calamidade pública no município. O mais provável é que isto aconteça não só em Guarantã do Norte Mas em todo o extremo Norte, tendo em vista que as chuvas estão caindo de forma geral, e nesta segunda-feira (14/03), temos também a informação que o município de Novo Mundo ficou ilhado.





Fonte: A Notícia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352745/visualizar/