Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Março de 2005 às 16:13
Por: Charles Scanlon

    Imprimir


Seul - Dois manifestantes cortaram os dedos durante uma manifestação em Seul, capital da Coréia do Sul, em protesto contra o Japão, que reclama soberania sobre uma série de ilhotas.

O protesto é uma reação à iniciativa do Japão de levar adiante sua pretensão de soberania sobre os rochedos desabitados, conhecidos como Tokdo na Coréia e Takeshima no Japão.

O governo da Coréia do Sul disse que considera a soberania em relação às ilhas mais importante do que as boas relações com o Japão. O incidente ocorre no momento em que a Coréia do Sul e o Japão vinham planejando comemorar 30 anos de relações diplomáticas.

Tesoura e machadinha

Manifestantes em frente à Embaixada do Japão em Seul queimaram a bandeira japonesa e entraram em confronto com a polícia. Uma mulher mais velha cortou fora um de seus dedos com uma tesoura de jardim. Em seguida, um homem de meia idade fez a mesma coisa com uma machadinha de açougueiro.

A polícia marítima da Coréia do Sul está ocupando as ilhas desabitadas, que ficam entre os dois países. O governo de uma província do Japão está pressionando por seus direitos administrativos sobre as ilhas, o que incluiria acesso à pesca na área e a possíveis depósitos de minerais.

O ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul cancelou uma vista a Tóquio em protesto. Segundo ele, a "soberania nacional é mais importante do que relações de amizade".




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352933/visualizar/