Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 14 de Março de 2005 às 15:05
Por: Valéria Cristina da Silva

    Imprimir


Um trabalho de parceria entre a Assembléia Legislativa de Mato Grosso e a seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) vai promover ações em defesa dos deficientes do estado. O projeto, que está sendo chamado de Expedição Cadeirante, já tem o mapeamento dos portadores de deficiência em Mato Grosso. A partir de agora está sendo constituída uma cartilha, que será distribuída em todos os municípios, com informações sobre os direitos dos deficientes, a forma como as deficiências são adquiridas, como evita-las e até mesmo esclarecimentos para que a vida dessas pessoas possa ser melhor a cada dia.

A idéia é do presidente da Assembléia, deputado Silval Barbosa (PMDB), que encontrou a parceria ideal na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MT, presidida pelo advogado Carlinhos Batista Teles. A previsão é que o projeto seja colocado em prática no segundo semestre desse ano. Teles destaca que outros parceiros ainda podem ser buscados, devido à complexidade e custo considerável para implantação da proposta.

A primeira fase da Expedição Cadeirante foi conseguir, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dados sofre deficientes no estado. O único levantamento disponível data de 2000, ano do último censo.

De acordo com aquele levantamento, Mato Grosso tinha cerca de 341 mil portadores de deficiência, o que significava aproximadamente 13,5% da população. O índice brasileiro era de 14,5%. Em Cuiabá, no ano do censo, os deficientes eram 12,2%. Uma das cidades que apresentou o índice mais alto foi Poconé, com cerca de 20%. E os menores índices de deficientes na população foram detectados nas cidades do nortão do estado.

Com esses dados em mãos, segundo Teles, já começou a ser desenvolvida a cartilha de informações aos portadores de deficiência. E a fase final do projeto será a distribuição dessas cartilhas, com palestras nos municípios mato-grossenses. Essa etapa deverá ser feita em conjunto com entidades locais que queiram se engajar ao projeto.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física da OAB/MT destaca que a Expedição Cadeirante é um projeto bonito e pioneiro no país. “Nós queremos levar a todos os municípios do estado as informações que nos chegam aqui na capital e que muitas vezes eles não têm acesso. O objetivo disso tudo é garantir condições melhores de vida aos portadores de qualquer tipo de deficiência e o deputado Silval está empenhado em fazer com que o projeto funcione”, frisa Teles.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352956/visualizar/