Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Março de 2005 às 09:05

    Imprimir


Os EUA entregaram à Turquia um cidadao turco que manteve detido por tres anos no centro de detençao de Guantánamo, na ilha de Cuba, informaram nesta segunda-feira, fontes judiciais.

O detido, identificado como Murat Kurnaz, de 24 anos, será interrogado pelos serviços secretos turcos na base aérea de Incirlik, no sudeste do país, que também é utilizada pelos EUA e onde ele foi entregue no domingo.

Kurnaz, um dos onze cidadaos turcos detidos pelos EUA em Guantánamo, foi capturado há tres anos durante uma operaçao militar feita no Paquistao.

Sua história, desde que saiu da Alemanha, país ao qual emigraram seus pais, em direçao ao Afeganistao, até sua detençao no Paquistao foi alvo de um documentário, emitido pelo canal de televisao alemao WDR.

Sua mae, Raiva Kurnaz, assegura que nao tem informaçao sobre o paradeiro de seu filho, mas insiste em dizer que "é um menino com princípios religiosos arraigados, mas sem conexao alguma com grupos radicais".

"Se ele foi torturado, empreenderei açoes legais contra o governo dos EUA", acrescentou.

Fontes judiciais em Ancara ressaltaram que ao carecer de antecedentes penais na Turquia, o mais provável é que Kurnaz seja posto em liberdade.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/353014/visualizar/