Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 13 de Março de 2005 às 10:08

    Imprimir


Katmandu - Insurgentes comunistas do Nepal ameaçaram hoje atacar forças de segurança do governo e disseram que organizariam bloqueios em estradas e greves pelo país.

"Nosso partido anunciou uma mobilização em massa de nossos ativistas e organizou ofensivas militares, greves e bloqueios", disse o líder rebelde Prachanda em uma declaração divulgada à imprensa. Os rebeldes também iriam bloquear as principais estradas e organizar uma grande greve de dez dias em diferentes partes do país em 1.º de abril.

Prachanda, cujo nome real é Pushpa Kamal Dahal, disse a ação foi organizada para protestar contra a decisão do rei Gyanendra de tomar o poder em 1.º de fevereiro, declarando estado de emergência e suspendendo as liberdades civis.

Os rebeldes, que se dizem inspirados pelo revolucionário chinês Mao Zedong, começaram a brigar em 1996 pelo fim da monarquia e pelo estabelecimento do comunismo no país. Mais de 10.500 morreram na revolta.

O anúncio dos rebeldes neste domingo acontece um dia antes de um protesto por todo o país organizado pelos maiores partidos políticos do Nepal, que pretendem forçar o fim do estado de emergência e a restauração da democracia.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/353133/visualizar/