Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Março de 2005 às 12:25

    Imprimir


O presidente da Síria, Bachar al-Assad, se comprometeu em retirar totalmente suas tropas e serviços de inteligência do Líbano, declarou o enviado especial da ONU, Terje Road-Larsen, após uma reunião com Assad na cidade síria de Alep (Norte), segundo um comunicado divulgado neste sábado pelas Nações Unidas. Segundo o texto recebido pela AFP em Beirute, Larsen apresentará na próxima segunda-feira ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, os detalhes de um calendário de retirada das tropas sírias do Líbano, conforme uma das demandas apresentadas a al-Asaad pelo emissário das Nações Unidas.

Terje Roei-Larsen foi encarregado pela ONU de supervisionar a aplicação da resolução 1559 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que exige a retirada síria do território libanês. Participaram deste encontro com al-Assad a delegação que acompanha Roei-Larsen, o ministro das Relações Exteriores sírio, Faruk al-Shara, e o vice-chanceler Walid Muallem, segundo a agência oficial síria Sana.

Cerca de 60 veículos militares sírios, levando soldados e equipamentos, deixaram o Líbano e retornaram à Síria hoje. O militares deixaram o posto fronteiriço de Jdaidet Yabus, a cerca de 40 quilômetros ao oeste de Damasco e a 70 km ao leste de Beirute.

Este retorno dos soldados sírios ocorreu após os militares terem deixado na sexta-feira quase todas as posições no norte do Líbano, exceto seis escritórios dos serviços de inteligência, segundo uma fonte militar libanesa. Na montanha em torno de Beirute, o exército sírio havia praticamente encerrado sua transferência para a região de Bekaa.

Na sexta-feira, o enviado da ONU esteve em Beirute para apresentar suas condolências à família do ex-premier libanês Rafic Hariri, assassinado em 14 de fevereiro. A morte de Hariri desencadeou manifestações em massa da oposição libanesa exigindo a saída das tropas sírias.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/353302/visualizar/