Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Março de 2005 às 12:03

    Imprimir


Centenas de bandas, orquestras, corais e grupos de música de todo tipo tocam em toda a França hoje, sábado, para pedir a libertação da jornalista francesa do jornal Libération Florence Aubenas e de seu guia iraquiano Hussein Hanoun, seqüestrados no dia 5 de janeiro em Bagdá.

Organizada pelo comitê de apoio a Aubenas e Hanoun, a manifestação musical, cujo objetivo é "fazer barulho até que chegue a Bagdá", será especialmente maior em Bordeaux (sudoeste), Brest (oeste), Marselha (sudeste), Perpignan (sul), Grenoble (sudeste), Toulouse (sul) e Paris.

A principal concentração de grupos musicais na capital francesa está prevista para acontecer no Grande Parque da Villette, a partir das 14.00 horas (10.00 de Brasília).

Nesse encontro, a correspondente em Paris do jornal italiano Il Manifesto, Anna-Maria Merlo Poli, vai ler uma mensagem de sua colega Giuliana Sgrena para os seqüestradores de Aubenas e Hanoun.

Sgrena, que foi libertada na sexta-feira passada após ficar um mês seqüestrada no Iraque, pede que os seqüestradores de sua colega francesa a libertem, segundo o texto divulgado ontem pelo comitê de apoio a Aubenas e Hanoun.

"Rogo a vocês, sejam clementes, como meus seqüestradores foram: libertem-na!", pede Sgrena em sua mensagem.

"Meus seqüestradores referiam-se sempre ao Alcorão, que obriga a respeitar as mulheres. Respeitem o Islã e libertem Florence Aubenas e Hussein Hanoun", escreve Sgrena em sua nota.

"Neste momento de pesadelo, eu gostaria de tranquilizá-la e a sua família: para mim estas mensagens de solidariedade foram úteis.

Também serão para você, espero isso de todo o coração", acrescenta.

Com a idéia de enviar "um sinal forte" a Aubenas e tentar acelerar sua libertação, o diretor do Libération, Serge July, está desde ontem em Bagdá para uma visita de três dias, explicou hoje o diretor de redação do jornal, Antoine de Gaudemar.

Outro objetivo da visita, organizada em total acordo com as autoridades francesas, é "levar aos meios de comunicação iraquianos a mobilização que aumenta na França e na Europa a favor da libertação dos dois seqüestrados", segundo Gaudemar.

No último dia 1 foi divulgado um vídeo da jornalista francesa em que ela aparecia muito fraca, mas com vida.

Passados dois dias, em uma mensagem televisionada, o primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, se dirigiu aos seqüestradores de Aubenes para pedir que "iniciem conversações apenas com os serviços oficiais da França".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/353307/visualizar/